Seminário sobre Exame Físico Cardiopulmonar foi acompanhado por mais de 5 mil profissionais

A terceira edição do CAPE Itinerante superou todas as expectativas do COREN-SP. O evento realizado em Campinas na última quarta-feira, dia 25, contou com público recorde de 5978 participantes (veja estatística completa no documento abaixo). No auditório da Unip 420 profissionais e estudantes participaram do evento ao vivo e em duas salas de apoio, além disso, internautas de todo o país puderam acompanhar as palestras, por meio de um sistema de transmissão por streaming (transmissão simultânea).

Para que profissionais de todo o estado pudessem ter acesso ao Seminário, o COREN-SP instalou sistemas de recepção do sinal em auditórios em todas as cidades que contam com uma subseção. Em Marília e Presidente Prudente o evento foi transmitido na própria subseção, já em Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Santos os participantes se reuniram nos campi da Unip. Na cidade de São Paulo os profissionais e estudantes puderam acompanhar o Seminário tanto no CAPE quanto no campus da Unip Anchieta. Além disso, mais seis locais na capital e 14 municípios do interior e litoral, além de Goiânia, Manaus e Brasília contaram com pólos de transmissão montados por iniciativa dos próprios profissionais.

Segundo a Conselheira do COREN-SP e gestora do CAPE Marlene Uehara Moritsugu o Projeto CAPE Itinerante tem sido um sucesso e esta edição superou o público previsto. “Esperávamos que 3,5 mil pessoas acompanhassem a transmissão em tempo real, mas contamos com quase seis mil participantes. O auditório onde aconteceu o evento ficou lotado e tivemos que abrir mais duas salas de apoio para atender a demanda”, avalia.

Esta edição do Programa CAPE Itinerante apresentou o seminário Avaliação de Enfermagem: Exame Físico Cardiopulmonar. As palestras, apresentadas pelas enfermeiras Vera Lucia Regina Maria e Cristina Padula Coiado, enfatizaram a importância da realização do exame físico e a atuação o enfermeiro nesta função. O seminário contou tanto com a apresentação do referencial teórico quanto com simulação realística em bonecos que reproduzem diversas reações que podem ser apresentadas pelos pacientes.