Seminário debate aspectos éticos do exercício da Enfermagem

A vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, participou nesta terça-feira (20) do II Seminário de Ética de Enfermagem do Hospital Sepaco, promovido pela Comissão de Ética de Enfermagem da instituição, em São Paulo. Com o tema central “Inclusão social: abrace esta ideia”, o evento buscou conscientizar os profissionais sobre a importância da prática do código de ética no desempenho da Enfermagem, além de discutir temas relevantes para o setor. 

Vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, fala sobre ética e legislação na Enfermagem

Ao falar sobre os aspectos éticos e legais no exercício da profissão, Fabíola ressaltou a importância do conhecimento destes princípios no que diz respeito à proteção do profissional de Enfermagem. “O profissional deve estabelecer uma cultura de consciência dos seus direitos e deveres, bem como entender o contexto e analisar os casos aos quais está inserido. Assim, passa a evitar possíveis erros, além de dispor de maior segurança no exercício da Enfermagem.”

Vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho junto a Tadeu Anastácio de Faria, presidente da Comissão de Ética de Enfermagem e aos demais membros do grupo

Para o presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, Tadeu Anastácio de Faria, os conteúdos abordados no seminário são condizentes com a rotina dos profissionais. “Ao falarmos de inclusão social e qualidade, recebemos respostas extremamente positivas, no que diz respeito ao interesse pelos temas e à participação, este resultado se dá ao fato de levantarmos assuntos relacionados ao papel e atuação da Enfermagem no meio hospitalar.”

Vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho orienta os profissionais sobre a importância da prática do código de ética no desempenho da Enfermagem

Destinado aos enfermeiros, técnico e auxiliares de enfermagem do hospital, o seminário foi realizado com a presença de profissionais de várias áreas além de enfermagem, como psicologia, sociologia, medicina e jornalismo. Os temas abordados incluíram diversidade, equidade, responsabilidade e compromisso das empresas, inserção de pessoas com deficiência na equipe de enfermagem, segurança do paciente e erros de administração de medicamentos,  acreditação hospitalar e gestão clínica.

Como posso ajudar?