Semana da Enfermagem: eventos em Barretos e São Bernardo do Campo destacam a liderança em enfermagem

Barretos e São Bernardo do Campo receberam eventos, nesta segunda-feira (13/5), da Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP.

Em São Bernardo do Campo, a atividade foi realizada no auditório do Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar, com a participação na mesa de abertura do Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Reple, além da enfermeira Carmen Lúcia Simões, diretora de enfermagem do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo, e do conselheiro Eduardo Fernando de Souza.

Além disso, prestigiaram o evento os conselheiros Janiquele Ferreira, Dorly Gonçalves e Érica Chagas, que fez uma palestra voltada ao autoconhecimento e à busca pela felicidade.

Mesa de abertura do evento

A primeira palestra da programação foi sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019: “Enfermagem – uma voz para liderar a saúde para todos”, feita pelo conselheiro Eduardo Fernando de Souza.

O público acompanhou, atento, uma apresentação de tango no começo do evento

Ele focou sua fala no papel do líder da equipe de enfermagem, e nas características e atitudes que fazem um bom gestor . “Liderar não é impor. Liderar é despertar nos outros a vontade de fazer”, frisou.

O conselheiro Eduardo Fernando ministrou  a palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019, falando sobre o papel do profissional de enfermagem como líder

Eduardo Fernando ressaltou que se uma equipe não funciona bem, a responsabilidade é do líder. “Não se forma um líder. Ser um líder é algo nato”, disse.

A mesa-redonda contou com a participação de sete profissionais de enfermagem, das mais diversas áreas, como atenção básica, SAMU, saúde mental, vigilância sanitária, atenção hospitalar e outras

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com a participação de sete profissionais: Adriana Monteiro, enfermeira Responsável Técnica (RT) pelo SAMU de São Bernardo do Campo; Meire Aline Pinheiro, Responsável Técnica (RT) do Pronto Socorro do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo; Marli Yukie Ariyoshi Sanches, enfermeira da Vigilância Sanitária de São Bernardo; Alexandre Bernardini, representando o departamento de Atenção Básica de São Bernardo; Tatiana Janaína Pagels, representante do departamento de Saúde Mental de São Bernardo; Rosangela Filipini, professora da Faculdade de Medicina do ABC e Elaine Aparecida Oliveira, representante do departamento de atenção especializada à tuberculose de São Bernardo.

Cada um falou durante dez minutos sobre os temas propostos, e, ao final, sob moderação do conselheiro Eduardo Fernando de Souza, o público participou com questionamentos e colocações.

A conselheira Érica Chagas, responsável pelo projeto “Cuidando de quem Cuida”, destacou a importância do autoconhecimento para a busca da felicidade e do equilíbrio para os profissionais de enfermagem

No período da tarde, o evento contou com quatro palestras: “A saúde mental dos profissionais de enfermagem na atualidade”, com a enfermeira Ana Paula Guarnieri, professora e coordenadora da Residência Multiprofissional da Faculdade Medicina ABC; “Fofocas, Fuxicos e Mexericos”, com Luís Carlos Bittencourt, médico no Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo; “Qualidade no Atendimento e Metodologia Disney”, com o médico Stéfanos Lazarou, do Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo; e “Felicidade como estratégia de vida”, com a conselheira Érica Chagas Araújo. Ela ressaltou a importância do autoconhecimento para que os profissionais de enfermagem sejam mais felizes e levem uma vida com equilíbrio.

Barretos

Barretos sediou pela primeira vez um evento da Semana da Enfermagem do Coren-SP, realizado na Faculdade de Barretos.

Mesa de abertura do evento em Barretos

A atividade iniciou com uma palestra da conselheira Cléa Rodrigues, com o tema central da Semana: “Enfermagem – uma voz para liderar a saúde para todos”.

O segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, participou da mesa e prestigiou o evento em Barretos

O evento contou com a participação do segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga e do conselheiro Emerson Santos.

A conselheira Cléa Rodrigues fez a palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019, abordando o papel do profissional de enfermagem como líder

Como encerramento, um talk show, com o tema “Os sucessos e desafios de realizar a saúde para todos”, moderado pela enfermeira Milena Teixeira, gerente de enfermagem do Hospital de Amor.

Como vem acontecendo em todos os eventos da Semana da Enfermagem 2019, o auditório em Barretos teve lotação máxima

As palestra do talk show foram: “Desafios do profissional da assistência de enfermagem no cuidado paliativo em oncologia pediátrica”, com a enfermeira Dileiny Antunes Geronoti; “Mudança de paradigma no cuidado paliativo ao paciente oncológico”, com a enfermeira Layra Minuncio Nogueira; “A evolução do cuidado vivida em 20 anos de história”, com o enfermeiro Fabiano Vitoriano da Silva; “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária de Saúde”, com a enfermeira Tamirez dos Santos Nunes e “Desafios na Formação e Qualificação Profissional de Enfermagem”, com o enfermeiro Hudson Menezes Taveira.  

Um talk show encerrou a atividade em Barretos

Conselheiros, funcionários do Coren-SP e membros da comissão organizadora do evento de Barretos

Coren-SP Educação

Além de São Bernardo e Barretos, o Coren-SP Educação, unidade educativa do Coren-SP, sediou um evento da Semana da Enfermagem nesta segunda-feira (13/5). Saiba mais aqui.

Como posso ajudar?