Semana da Enfermagem: Coren-SP Educação aborda relacionamento da equipe

O relacionamento entre os membros da equipe de Enfermagem e a importância da formação foram os assuntos abordados no evento da Semana da Enfermagem, organizado segunda-feira (18/5), na sede do COREN-SP Educação, na capital. Durante a abertura, a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, instigou os participantes: “A Semana da Enfermagem é um momento para refletirmos. Qual a diferença que podemos fazer no cenário da saúde pública brasileira. Se somos tantos, por que não participamos mais ativamente da construção das políticas públicas?”

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, durante abertura do evento

Muitos profissionais contribuíram com o debate, fazendo sugestões sobre os problemas diagnosticados no dia a dia das instituições de saúde. A questão da formação foi um dos pontos levantados. “Um bom  profissional de Enfermagem não está pronto após o curso técnico ou de graduação. Ele só fica pronto após anos de atuação, pois é na prática que ele mais aprende”, observou um dos participantes. 

O público participou ativamente da discussão, com propostas e reflexões sobre a prática profissional

Após as discussões, as conselheiras Vera Lucia Francisco e Iraci Campos promoveram uma dinâmica de grupo. Na brincadeira, cada participante tinha que passar uma bola ao colega ao lado sem que o objeto caísse no chão. Além de descontrair a plateia, a dinâmica teve um lado educativo: “A passagem das bolas representa a passagem de plantão, que também deve ser feita com cuidado e com consciência de trabalho em equipe”, detalhou Vera Lúcia. Após a atividade, houve uma rodada de discussões sobre os desafios enfrentados pela categoria.


A conselheira Vera Lucia Francisco (à esq.) durante dinâmica de grupo


Participantes do evento no COREN-SP Educação ao lado dos conselheiros e diretores da autarquia

Como posso ajudar?