Semana da Enfermagem: Coren-SP e ABEn-SP realizam eventos em Santos, Marília, Penápolis e Fernandópolis

Em comemoração à Semana da Enfermagem de 2023, o Coren-SP e a ABEn-SP prepararam um mês repleto de atividades que estão sendo realizadas do dia 3 ao dia 30 de maio. O tema da Semana da Enfermagem 2023 é “Somos muitos, somos fortes, somos enfermagem”.

A sequência de eventos começou em Santos, no dia 3, quarta-feira, onde mais de 400 profissionais de enfermagem compareceram ao Teatro Municipal Braz Cubas.

A conselheira Ivete Trotti no evento em Santos

A conselheira Ivete Trotti, que é de Santos e participou da comissão organizadora da atividade, reiterou a importância da realização do evento: “É uma emoção muito grande estar aqui e reunir vocês na minha querida Santos. Aproveitando a mensagem do tema da Semana da Enfermagem deste ano, sejamos a fortaleza que a enfermagem tanto merece e necessita e contem com o Coren-SP”.

A vice-presidente, Erica Chagas e o primeiro-tesoureiro, Gésus Andrade, na mesa de abertura ao lado de Ivete e do secretário de saúde de Santos, Adriano Catapreta


Além de Ivete, a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, e os conselheiros Gésus Andrade, Virgínia Tavares, Vanessa Morrone e Jane Bezerra também participaram do evento em Santos.

O secretário municipal de saúde de Santos, Adriano Catapreta, foi um dos participantes da mesa de abertura. Ele parabenizou a enfermagem pela atuação na pandemia: “parabéns a vocês, o evento da Semana da Enfermagem é sempre um sucesso. O esforço de vocês é desumano muitas vezes, mas vocês são essenciais. Gostaria de agradecer o trabalho de vocês em nossa cidade, parabéns”.

Erica Chagas e Ivete Trotti com profissionais de enfermagem do Litoral Norte que foram homenageados

Já o primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gésus Andrade, que também participou da mesa de abertura, destacou a importância de uma maior politização da enfermagem: “não adianta sermos muitos se não formos fortes. Tenho de orgulho de estar hoje aqui dizendo a vocês que seremos muito mais fortes quando assumirmos cadeiras no legislativo e no executivo”.

Em um dos momentos mais comoventes do dia, um grupo de profissionais de enfermagem que atuou no resgate às vítimas dos deslizamentos no Litoral Norte em fevereiro foi homenageado pelo Coren-SP.

Marília

No dia 4, quinta-feira, o evento da Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SP e da ABEn-SP foi em Marília, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” e contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e dos conselheiros Wagner Batista, Cláudia Satiko, e Patrícia Crivelaro, que está coordenando pelo Coren-SP a programação de todos os eventos da Semana da Enfermagem 2023. A enfermeira e professora Vanessa Baliego de Andrade Barbosa representou a ABEn-SP e o evento contou também com a presença do vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa e do secretário adjunto de saúde, Osvaldo Pereira, além de outras autoridades e dirigentes de instituições hospitalares e de ensino.

Mesa de abertura da Semana da Enfermagem em Marília

Em seu discurso, a enfermeira representante da ABEn-SP, Vanessa Baliego, agradeceu aos colegas que atuaram diretamente no combate à Covid-19: “Meus profundos e sinceros parabéns a todos os envolvidos no combate à pandemia que vivenciamos nos últimos três anos. A missão de vocês se fez marcante nesse período, agradeço a todos”.

O presidente do Coren-SP fez a palestra de abertura do evento

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a palestra de abertura do evento após sua participação na mesa de honra. Ele destacou o momento vivenciado pela enfermagem brasileira e o papel do Coren-SP nos últimos anos: “buscamos, como conselho, programas que fortaleçam a enfermagem paulista. Nós acreditamos em um Coren-SP que trabalha mais próximo do profissional de enfermagem. Os convido a participar cada vez mais das atividades do conselho”, colocou James.

Palestrantes e parte da comissão organizadora do evento em Marília

Penápolis e Fernandópolis

Nos dias 4, 5 e 6 (quinta-feira, sexta-feira e sábado), foi a vez dos eventos da Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SP e ABEn-SP irem a Penápolis e a Fernandópolis.

Conselheiro Participativo prestou atendimento a profissionais de Fernandópolis e região

Em Penápolis, o presidente da autarquia, James Francisco dos Santos, e os conselheiros Sérgio Cleto, Jordevan Queiroz e Wagner Batista fizeram um júri ético simulado na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), para cerca de 250 graduandos em enfermagem e professores da enfermagem e do direito. Os conselheiros foram recebidos pela professora Sabrina Sakamoto, coordenadora da graduação em enfermagem.

Júri simulado em Penápolis

Durante a atividade, os alunos puderam participar de três julgamentos simulados e, entre outras coisas, aprenderam o que é um processo ético-disciplinar e como se faz o julgamento da admissibilidade de um processo.

Júri simulado em Penápolis

“Os profissionais de enfermagem têm um paradigma de que o Coren-SP é punitivo, mas não se trata disso. Temos que cumprir a lei e, além do mais, sempre consideramos que o erro de um profissional da assistência é muitas vezes fruto de todo um processo de trabalho inseguro”, colocou o conselheiro Sérgio Cleto.

No dia seguinte, o projeto Conselheiro Participativo foi levado a Fernandópolis, atendendo mais de 100 profissionais no Teatro Municipal “Merciol Viscati”, que aproveitaram a presença do conselho para renovar as Carteiras de Identidade Profissional vencidas, fazer acordos de quitação de dívidas de anuidade e outros.

A auxiliar de enfermagem Geslaine Theodoro de Carvalho Sebim foi a primeira da fila, sendo a primeira a ser atendida. Residente em Santa Fé do Sul, onde trabalha na Santa Casa, Geslaine economizou uma longa viagem de cerca de 2 horas até a subseção mais próxima, no caso a de São José do Rio Preto.

“Achei ótimo o Coren-SP estar aqui, economizamos a viagem até São José do Rio Preto, o que facilita muito a nossa vida”, colocou.

Julgamento Ético simulado em Fernandópolis

À noite houve um júri ético simulado, conduzido pelos conselheiros Sérgio Cleto, Luana Bueno Garcia, Jordevan Queiroz e Wagner Batista, com a presença de alunos e professores dos cursos de enfermagem e direito da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis).

Julgamento simulado em Fernandópolis

Sábado (6) foi o dia do grande evento da Semana da Enfermagem 2023 em Fernandópolis, também no Teatro Municipal “Merciol Viscati”, do qual participaram os conselheiros Sérgio Cleto, Wagner Batista, Jordevan Queiroz, Luana Bueno Garcia e Patrícia Crivelaro. A colaboradora Natália Augusto, natural de Fernandópolis e membro do Grupo de Trabalho (GT) de Enfermagem Estética do Coren-SP, auxiliou na organização e divulgação do evento.

A conselheira Luana Bueno Garcia atuou como mestre de cerimônias no evento em Fernandópolis

A mesa de abertura contou com a participação do professor José Martins Pinto Neto, da FEF; da enfermeira Viviane Carla como representante da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis; da enfermeira Gabriela Duran representando a Santa Casa de Fernandópolis; da fiscal Mey Fan Porfírio Wai como representante da fiscalização do Coren-SP e da subseção de São José do Rio Preto e do conselheiro Wagner Batista representando o plenário do Coren-SP.

Evento da Semana da Enfermagem em Fernandópolis

O conselheiro Sérgio Cleto fez a palestra de abertura do evento, sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2023.

Alguns dos temas abordados por Sérgio foi o aspecto científico que perpassa a enfermagem: “Temos que ter em mente que a enfermagem não é uma profissão somente vocacional, mas é uma ciência. Precisamos de instituições que entendam isso”.

O conselheiro Sérgio Cleto fez a palestra de abertura da Semana da Enfermagem 2023 de Fernandópolis

O conselheiro também destacou a importância da formação continuada tanto para os enfermeiros e obstetrizes quanto para os técnicos e auxiliares de enfermagem: “Quando somos crianças e vamos à escola, esperamos ansiosamente pelo dia que deixaremos de estudar. Quando ficamos adultos percebemos que não deixamos de estudar nunca. O acesso à educação e a educação continuada são fundamentais. Um profissional de 40 anos de idade, por exemplo, ainda tem 25 anos de produtividade e deve buscar o conhecimento e o aprimoramento profissional enquanto estiver profissionalmente ativo”.

A conselheira Patrícia Crivelaro, conselheira coordenadora dos eventos da Semana da Enfermagem 2023, palestrou sobre inteligência emocional

Em um momento descontraído, a conselheira Patrícia Crivelaro, que ministrou palestra sobre Inteligência Emocional, pediu que os participantes fizessem massagem um no outro e interagissem entre si.

Patrícia destacou o papel fundamental do aspecto emocional em nossas tomadas de decisões. “A Inteligência Emocional é uma ferramenta importante para que eu possa estar no meu melhor em todas as áreas da minha vida. 80% de nossas decisões são tomadas no campo das nossas emoções e apenas 20% são tomadas no campo da razão”.

Galeria de imagens dos eventos

Para baixar, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar imagem como…”

Saiba mais