Semana da Enfermagem 2022 inicia com Cerimônia da Lâmpada e show de humor com Diego Besou

A Semana da Enfermagem 2022 começou em grande estilo, com a Cerimônia da Lâmpada e um show de humor para alegrar os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. Com uma série de eventos e transmissões ao vivo em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem, seção São Paulo (ABEn-SP), a Semana da Enfermagem 2022 tem como tema “Enfermagem: uma voz para liderar – investimento na enfermagem em respeito aos direitos para garantir a saúde global” (tema do Conselho Federal de Enfermagem) e “A pandemia e as lições aprendidas pela enfermagem” (tema da ABEn).

A programação começou na noite desta quarta-feira (11/5), com a transmissão do vídeo de abertura da Semana da Enfermagem, que contou com a estreia do vídeo da campanha deste ano, “Apoie a Enfermagem”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco e a homenageada, professora Paulina Kurcgant

Em seguida, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, conduziu uma bela Cerimônia da Lâmpada, inspirada na história de Florence Nightingale. A cerimônia teve a participação da professora Paulina Kurcgant, que foi condecorada em 2021 com o Prêmio Ana Nery.

“Em nome do presidente James, recebo este prêmio e quero dizer da minha emoção e da minha satisfação em poder compartilhá-lo com a enfermagem brasileira e com todos os colegas com os quais convivi como docente, como orientadora, como questionadora da problemática da enfermagem e como ex-conselheira do Coren-SP”, afirmou Paulina ao receber o certificado da homenagem.  

A diretora da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno, também participou do vídeo. “Cumprimento meus colegas da enfermagem e dou os parabéns. É uma honra estarmos aqui ao lado do Coren-SP e poder comemorar. Organizamos com muito carinho esta programação”, afirmou Ana Lygia, que também representa a Sociespe, grupo formado por sociedades de enfermeiros especialistas.

Espetáculo “Tô de Plantão”

Na noite de quinta-feira (12/5), os profissionais de enfermagem puderam acompanhar o espetáculo “Tô de Plantão”, com o enfermeiro e humorista Diego Besou.

Realizado em um evento presencial no Teatro UMC, na zona oeste da capital, o show foi também transmitido pelo YouTube do Coren-SP.

Antes do espetáculo, uma mesa de abertura falou sobre a politização da enfermagem e contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; da presidente da ABEn-SP, Vilanice Püschel; da assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Pietro; da diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano e da coordenadora do grupo técnico interprofissional da secretaria estadual de saúde, Floraci Gomes Ribeiro.

A presidente da ABEn, Vilanice Püschel

Floraci Ribeiro representou a Secretaria Estadual de Saúde

Renata Pietro representante da Secretaria Municipal de Saúde

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano

O presidente doCoren-SP, James Francisco dos Santos

No grande momento da noite, Diego Besou fez uma sátira sobre a rotina dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem com seu show, encerrando a noite e ao mesmo tempo abrindo a programação da Semana da Enfermagem 2022 em grande estilo e com muita descontração.

Diego Besou em “Tô de Plantão”

Veja abaixo os vídeos do espetáculo “Tô de Plantão” e a Cerimônia da Lâmpada

Ação no metrô Ana Rosa

Assim como ocorreu nos dois últimos anos, o Coren-SP realizou também em 2022 iniciativa de enaltecimento aos profissionais da categoria – desta vez, com prestação de informações que podem ajudar a salvar vidas e ressaltam o conhecimento técnico-científico da enfermagem.

A conselheira Bruna Busnardo, uniformizada, durante as demonstrações com a população

No próprio dia 12/5, foram realizadas no metrô Ana Rosa, na capital, uma série de demonstrações de salvamento de parada cardiorrespiratória em adultos e desengasgo em crianças. As demonstrações foram feitas pela conselheira Bruna Busnardo, especialista em urgência e emergência do SAMU de Sumaré, na região de Campinas. Ela utilizou dois bonecos próprios para a atividade, permitindo inclusive que os transeuntes praticassem as manobras ensinadas.

“A iniciativa que o CorenSP levou, no Dia da Enfermagem, ao Metrô de São Paulo, é uma importante forma de demonstrar para a sociedade como a categoria atua para salvar vidas em momentos de emergência e também de reconhecimento a esse trabalho”, falou James Francisco dos Santos, presidente do Coren-SP.

Galeria de imagens do espetáculo “Tô de Plantão”