Semana da Enfermagem 2019 tem eventos em Santo André, Botucatu, Sorocaba, Presidente Prudente e Santana de Parnaíba

A Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP está com uma programação repleta de palestras e atividades em todo o Estado. São mais de 50 eventos, contemplando a capital, interior, litoral e Grande São Paulo, além de uma campanha de valorização, com inserções na TV e jornais, outdoor, painéis em estações de trem e metrô e ações nas mídias sociais. O tema da campanha deste ano é “Enfermagem: uma voz que lidera a saúde para todos”. 

Em Santo André, as palestras foram realizadas no auditório do Hospital Estadual Mário Covas. A abertura e contou com a presença do prefeito do município, Paulo Serra. Ele deixou clara a admiração que nutre pela enfermagem: “são vocês que estão ao lado do paciente o tempo todo”, disse.

Mesa de abertura em Santo André

Também participaram da mesa de abertura o conselheiro Eduardo Fernando de Souza, o diretor do hospital, Desiré Carlos Callegari, a diretora de enfermagem do Mário Covas, Maria Elisa Ravagnani Ramos e a coordenadora de atenção básica do município de Santo André, Cláudia Nemer.

O evento também contou com a presença dos conselheiros Érica Chagas, Wilson Venâncio da Cunha, Janiquele Ferreira, Dorly Gonçalves e Anderson Silva.

A primeira palestra do dia foi de Eduardo Fernando, que falou sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019: “Enfermagem – uma voz para liderar a saúde para todos”.

Ele traçou um quadro da situação atual da atenção básica e do atendimento pré-hospitalar no Brasil, demonstrando o impacto positivo que a adoção das práticas avançadas de enfermagem pode proporcionar ao sistema.

Conselheiro Eduardo Fernando de Souza

Ao citar países que já adotam as práticas avançadas, o conselheiro foi taxativo: “não podemos estar 30 anos atrasados no que diz respeito às práticas avançadas. Elas representariam um progresso enorme para a nossa atenção básica e, sobretudo, para nossa rede de urgência e emergência”, disse.

Eduardo Fernando também foi um dos palestrantes da mesa-redonda que se seguiu, intitulada: “O sucesso e os desafios de realizar a saúde para todos”. Além dele, também palestraram Cláudia Nemer, coordernadora da atenção básica de Santo André e Ana Maria Marcondes Fiorano, professora de enfermagem na Faculdade de Medicina do ABC.

Ana Maria falou sobre a formação de profissionais de enfermagem e se mostrou contrária ao Ensino à Distância (EaD) na graduação. Além disso, ela disse que deve haver uma maior aproximação entre a prática e a academia. “O currículo dos cursos de graduação em enfermagem devem ser constituídos de forma a atender as necessidades da população”, frisou.

A mesa-redonda foi moderada pela diretora de enfermagem do Hospital Estadual Mário Covas, Maria Elisa Ravagnani Ramos, que abriu para perguntas do público.

Conselheira Érica Chagas

No período da tarde, a enfermeira Ana Paula Guarnieri fez palestra sobre o tema “A Saúde mental dos profissionais de enfermagem na atualidade”.

Em seguida, a conselheira e coach Érica Chagas fechou o evento, com a palestra “Felicidade como estratégia de vida”.

 

Botucatu

Em Botucatu, o evento da Semana de Enfermagem foi no espaço IBB de eventos, no Campus da Unesp, no período da tarde.

As conselheiras Paulina Kurcgant , Maria Cristina Massarollo, Wilza Spiri, Érica França e Virginia Tavares participaram do evento.

Maria Cristina Massarollo

Paulina fez a palestra com o tema central da Semana, “Enfermagem – uma voz para liderar a saúde para todos”.

Em seguida, a chefe-técnica da subseção de São José do Rio Preto do Coren-SP, Ligiani Fossaluza Meirelles, que além de enfermeira é coach, falou sobre o tema “Autoconhecimento: o caminho para liderar a sua vida!”.

Ligiani Meirelles

Após uma pausa para o coffee break o evento foi encerrado com a mesa redonda “Os sucessos e desafios de realizar a saúde para todos”, moderada pela enfermeira e professora Luciana Cristina Parenti.

Foi também realizada a palestra “Os desafios para atuação em saúde mental – o cuidado de si e o cuidado do outro”, conduzida pelo enfermeiro Thiago da Silva Domingos.

Saúde mental também foi tema abordado nas palestras

Conselheira Wilza Spiri

As palestras que compuseram a mesa foram: “Os desafios e potencialidades do processo de formação”, com a professora Marli Teresinha Cassamassimo e “Aspectos éticos na prestação de assistência para todos”, com a conselheira e professora Maria Cristina Massarollo.

Conselheira Paulina Kurcgant

Um dos diferenciais do evento de Botucatu foi o “Espaço bem estar”, onde foram oferecidos procedimentos e atividades como auriculoterapia, depilação de buço, avaliação estética fácil, quick massage e dinâmica motivacional.

Conselheira Érica França

Comissão organizadora do evento em Botucatu

Sorocaba

Em Sorocaba, as atividades foram realizadas na PUC , no período da manhã.

A abertura oficial contou com o conselheiro James Francisco Pedro dos Santos ; Luiz Ferraz de Sampaio Neto , diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC; Jane Maria de Almeida, coordenadora do curso de enfermagem da PUC e Jéssica Maciel Frota Pinto, chefe da divisão de vigilância sanitária de Sorocaba; Sheilla Siedler Tavares, cordenadora da REBRAENSP – Núcleo Sorocaba – e Lilian Carvalho da Silva e Santos , representante da comissão organizadora do evento.

Conselheiro James Santos

Além de James, os conselheiros David Lima e Rebeca Rocha também prestigiaram a atividade.

Como ocorre todos os anos, as atividades na PUC de Sorocaba foram precedidas de uma cerimônia simbólica de entrada da lâmpada da enfermagem.

Mesa de abertura do evento em Sorocaba

A palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019, “Enfermagem: uma voz para liderar – saúde para todos” foi ministrada pelo conselheiro James Santos.

Também houve uma apresentação da REBRAENSP – Rede Brasileira de Segurança do Paciente, realizada por Sheilla Siedler Tavares.

A enfermeira Daniele Porto Barros, que também faz parte da REBRAENSP de Sorocaba, fez a palestra de encerramento, sobre segurança do paciente.

 

Santana de Parnaíba e Presidente Prudente também sediaram eventos

Na quinta-feira (9/5), o segundo dia de atividades da Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP, foram realizadas as atividades em Santana de Parnaíba e Presidente Prudente.

O conselheiro David Lima, a chefe-técnica Ligiane Meirelles, o conselheiro James Santos, a chefe-técnica Juliana Gouvêa e o fiscal Domingos do Amaral

Presidente Prudente recebeu o evento da Semana da Enfermagem do Coren-SP no anfiteatro da Cidade Universitária da UNOESTE, no período da tarde.

A atividade teve duas palestras. Primeiro, o conselheiro James Francisco dos Santos falou sobre o tema central da Semana: “Enfermagem: Uma voz pra liderar – Saúde pra todos”.

Ligiani, que além de enfermeira é coach, falou sobre autoconhecimento

Além de James, o conselheiro David Lima prestigiou a atividade.

A fiscal do Coren-SP Ligiani Cristhine Fossaluza Meirelles, que também é coach, encerrou a programação com a palestra “Autoconhecimento: o caminho para liderar a sua vida”.

 

Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba recebeu em 2019 pela primeira vez um evento da Semana da Enfermagem do Coren-SP, no Teatro Coronel Raimundo, das 9h às 17h.

Os conselheiros Alessandro Rocha, Michelle Madeira e Claudete Nascimento prestigiaram o evento.

O conselheiro Alessandro Rocha

A atividade teve início com uma palestra motivacional do professor Jamiro da Silva Wanderley, da Unicamp.

Em seguida, houve uma palestra da conselheira Érica Chagas sobre o tema central da Semana: “Enfermagem: Uma voz pra liderar – Saúde pra todos”.

A conselheira Michelle Madeira

Depois do almoço, o enfermeiro Rangel Valera falou de “Serviços de Atendimento Pré Hospitalar Urbano: atuação da enfermagem”.

O enfermeiro Fábio José da Silva encerrou o evento com a palestra “Saúde do Trabalhador é Nosso Direito”.

 

Semana da Enfermagem 2019

Com eventos gratuitos em todo o estado de São Paulo, a Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP vai até o dia 28 de maio.

Informações sobre todos os eventos, com programações completas e ficha de inscrição estão disponíveis no site especial da Semana. Participe!

Como posso ajudar?