Segundo dia do Seminário de Ética debate funcionamento das CEE

No segundo dia do 5º Seminário de Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SP as discussões foram mais voltadas ao funcionamento das Comissões de Ética.

A programação da manhã desta quarta-feira (16) começou com a conferência “Deliberação moral nos problemas éticos de Enfermagem”, ministrada pela professora Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, da USP (Universidade de São Paulo).


O vice-presidente do Coren-SP Mauro Antônio PIres Dias da Silva e a professora Elma Zoboli (USP) falaram sobre deliberação envolvendo conflitos éticos

Durante a atividade, moderada pelo vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, a professora falou sobre deliberação envolvendo conflitos e dilemas éticos, e sobre como tomar decisões responsáveis. “Deliberação exige respeito mútuo, modéstia, humildade intelectual e abertura ao novo. Deliberar exige atitudes”, explicou.

A palestra “Atuação preventiva das Comissões de Ética de Enfermagem”, realizada pelo conselheiro Paulo Cobellis Gomes e moderada pelo fiscal do Coren-SP, Alexandre Juan Lucas, abordou a atuação das CEEs na prática e contou com várias indicações sobre a melhor linha de ação a ser adotada pelos membros de uma Comissão de Ética: “Se os membros de uma CEE não tiverem lucidez e clareza sobre como proceder, seus membros incorrerão em vários equívocos”, disse o conselheiro.


O conselheiro Paulo Cobellis Gomes durante palestra no segundo dia do 5º Seminário de Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SP

A parte da manhã foi encerrada pela palestra “Procedimentos nas sindicâncias éticas”, ministrada pelo conselheiro do Coren-SP Alessandro Lopes Andrighetto e moderada por Rosângela Venâncio da Silva, do Hospital Universitário da USP. Na ocasião, o conselheiro explicou, entre outras coisas, a necessidade de seguir certos princípios jurídicos e constitucionais durante a realização de uma sindicância por uma Comissão de Ética de Enfermagem.


O conselheiro Alessandro Lopes Andrighetto falou sobre o processo de sindicância nas Comissões de Ética de Enfermagem

“Os princípios constitucionais que devem ser seguidos são os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, do sigilo da informação e do contraditório e ampla defesa”, explicou Alessandro.

O 5º Seminário de Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SP termina na tarde desta quarta-feira e encerra o ciclo anual de atividades do Conselho. 

Como posso ajudar?