Saúde deve regionalizar central de vagas na Baixada Santista

O governo do Estado de São Paulo deve regionalizar a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A promessa foi feita durante reunião com os prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista nesta terça-feira (19) e o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, na Capital.

A reunião apresentou ao Estado as principais carências da região na área da saúde. Entre os problemas comuns aos nove municípios estão a falta de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de especialidades médicas de alta complexidade.

A Secretaria prometeu soluções, com investimentos no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos, no litoral de São Paulo, para atender as demandas das cidades, além de reforçar o compromisso da secretaria estadual quanto ao repasse dos pagamentos atrasados ao Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande.

A reivindicação referente à volta da Central de Vagas para a Diretoria Regional de Saúde (DRS-IV), em Santos havia sido apresentada em 2011 pela secretaria de Saúde de Praia Grande. Segundo a pasta, com o órgão gerenciando a oferta de vagas diretamente na região é possível direcionar as demandas e evitar morosidade na obtenção de leitos.

Publicado em http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/06/saude-deve-regionalizar-central-de-vagas-na-baixada-santista.html

Como posso ajudar?