Sarampo – Informações para Profissionais de Saúde

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O ressurgimento do sarampo nos últimos anos é um fenômeno global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que 170 países registraram um número significativo de casos da doença, o que corresponde a 300% de aumento em relação a 2018. No município de São Paulo, até o dia 15 de agosto de 2019, foram notificados 1314 casos confirmados de sarampo.

O sarampo é uma doença de notificação obrigatória e imediata. Todos os casos suspeitos devem ser notificados em até 24 horas após o atendimento. Confira as informações aqui.

A Campanha de Vacinação que inicialmente seria finalizada em 12 de julho foi prorrogada até 31 de agosto. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no público alvo da campanha. A adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos da doença na capital. 

A tríplice viral é fornecida ao município pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e está disponível durante todo o ano na rede municipal de saúde. Na rotina do calendário vacinal, a vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos. Profissionais de saúde também estão no foco desta campanha e precisam ter duas doses da vacina.

Como posso ajudar?