Santa Rita do Passa Quatro institui piso salarial da enfermagem com apoio do Coren-SP

Santa Rita do Passa Quatro é mais um município paulista a instituir o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 14.434/2022.

A adoção do piso para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem foi anunciada pelo prefeito, Marcelo Simão, nesta quarta-feira (5). O pagamento do piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos e R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem será feito a partir de uma Lei Municipal baseada nos valores da Lei Federal nº 14.434/2022. A intenção é que o piso salarial comece a vigorar no município já a partir do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

O anúncio da adesão de Santa Rita do Passa Quatro ao piso salarial da enfermagem, por meio de uma Lei Municipal, foi feito nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Marcelo Simão

A Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP participou ativamente das articulações para o pagamento do piso no município, como explica o conselheiro Luciano Santos, coordenador da comissão: “Essa conquista partiu de uma articulação do Coren-SP com o prefeito Marcelo Simão, que sempre se mostrou disposto a valorizar os profissionais de enfermagem do município e com a Câmara Municipal, na pessoa do vereador Flávio Perón, que contribuiu grandemente para essa conquista”, afirmou Luciano.

O prefeito Marcelo Simão em reunião com os conselheiros, vereadores e representantes da enfermagem

No dia do anúncio da adoção do piso da enfermagem por Santa Rita, estavam presentes os conselheiros Luciano Santos e Edson José da Luz.

Já o prefeito, Marcelo Simão, reconheceu a importância dos profissionais de enfermagem durante o anúncio oficial do piso e a necessidade de valorizá-los: “Nossos agradecimentos ao Coren-SP por estar sempre presente em Santa Rita do Passa Quatro trabalhando e lutando por essa demanda importante da enfermagem. Nossos agradecimentos também aos vereadores. Agradecimentos especiais a cada representante dessa classe tão importante que é a enfermagem. Por esse reconhecimento assumimos adotar o piso salarial a partir de maio”, afirmou o prefeito.

Santa Rita do Passa Quatro também foi um dos municípios paulistas a adotar a jornada de 30 horas semanais sem redução salarial para os profissionais de enfermagem, com o apoio da CRI do Coren-SP

“A valorização da categoria é de fundamental importância pois são eles que diariamente fazem acontecer a saúde no município, através de uma dedicação sem igual, dedicando seu trabalho e até suas vidas para atender a todos os enfermos. Também implantamos a redução da jornada para 30 horas semanais em reconhecimento ao importante trabalho que realizam e a dedicação que empreendem aos milhares de cidadãos Santarritenses”, acrescentou o prefeito em entrevista ao portal do Coren-SP.

O vereador Flávio Perón, que vem apoiando a enfermagem de Santa Rita do Passa Quatro desde a implantação da jornada de 30 horas na cidade, contou um pouco mais sobre a recente conquista do piso na cidade: “Não desistimos e batalhamos pelo piso, solicitando o estudo do impacto financeiro e daí o investimento foi na valorização da classe a importância pós-Covid e, o que é melhor, saímos juntos com vários municípios que já se adequaram, o prefeito teve a sensibilidade de atender mais essa justa reivindicação. Vocês não sabem o tamanho da minha satisfação em poder melhorar a vida das pessoas é esse meu objetivo e me dá força em não desistir”, afirmou o vereador.

A Diretora de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, enfermeira Camila Tobias Romão, também se mostrou extremamente satisfeita com mais essa conquista para a enfermagem da cidade: “Reconhecemos a importância do trabalho da enfermagem, estou engajada a esta luta desde sempre, hoje estou como Diretora da Saúde em meu município, porém sou enfermeira de formação. Sei quão importante é este reconhecimento para a nossa categoria, estudamos e nunca paramos de estudar para oferecer ao paciente e seus familiares o atendimento humanizado para que sua saúde seja restabelecida. A pandemia deixou clara a importância dos trabalhadores da enfermagem e de todos os profissionais da saúde. Regulamentar o piso salarial da enfermagem é valorizar os profissionais e não é e nunca será prejuízo”, concluiu a profissional.

Veja o anúncio oficial do pagamento do piso em Santa Rita do Passa Quatro no Instagram do Coren-SP