Roda de Conversa em Osasco discute desafios da Atenção Básica

O Coren-SP realizou na última sexta-feira (5/4) a “X Roda de Conversa Sobre Atenção Básica: Inserção da Enfermagem nas Políticas do SUS”, no Centro de Formação de Professores, em Osasco.

    

O evento teve programação durante todo o dia e começou com uma mesa-redonda na parte da manhã com o tema “Novos (velhos) desafios na Política Nacional da Atenção Básica e a inserção da enfermagem nesse contexto”, moderada pela chefe técnica da subseção de Osasco do Coren-SP, Monique Cavenaghi.

Os palestrantes da mesa-redonda foram a conselheira e coordenadora de enfermagem do município de Campinas, Rosana Garcia (A Nova PNAB e o impacto no sistema de saúde); Kelly Ferreira Cesar, diretora do departamento de Atenção Básica da SMS de Osasco (O enfermeiro e a experiência de estar gestora da Atenção Básica de uma SMS); Miguel Teixeira, médico e diretor técnico da Atenção Básica da SMS de Osasco (A Estratégia de Saúde da Família como eixo condutor da Atenção Básica) e Horácio Camargo de Souza Silva, coordenador de enfermagem em ESF da SMS de Osasco (A enfermagem e seu papel dentro da Estratégia de Saúde da Família).

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em dois grupos de discussões, com os temas “O papel da enfermagem no acolhimento na Atenção Básica” (grupo 1) e “Segurança do Paciente na Atenção Básica” (grupo 2).

Os grupos discutiram as fragilidades, desafios e propostas de encaminhamentos dos temas discutidos.

Após as discussões, a conselheira Rosana Garcia conduziu um debate com dúvidas, perguntas, propostas, encaminhamentos e pactuações dos profissionais presentes.

 

 

 

Como posso ajudar?