Reunião de Coordenadores alinha departamentos de fiscalização dos Corens de todo o Brasil

O auditório da sede do Coren-SP está sendo palco da Reunião de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, evento que começou na manhã desta quarta-feira (17/11) e irá até a sexta-feira (19/11).

A reunião, organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (CTFIS/Cofen), é voltada aos gestores das equipes de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o Brasil e conta com a participação de profissionais, conselheiros e diretores de diversos Corens.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; Manoel Neri, presidente do Coren-RO; Emília Pimentel, presidente do Coren-AP; Heloísa Helena da Silva, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen; Marisa Miranda, coordenadora da Divisão de Fiscalização do Cofen e Walkírio Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) do Cofen.

O presidente do Coren-SP, James Santos, na abertura da reunião

Em sua fala, o presidente do Coren-SP destacou o papel que a fiscalização do Sistema Cofen/Corens tem tido na garantia da segurança assistencial dos profissionais de enfermagem, sobretudo em tempos de pandemia: “Nós acreditamos que todo o Sistema tem trabalhado intensamente para oferecer uma assistência segura para todos os profissionais de enfermagem. A fiscalização é o nosso grande pilar e cada vez mais tem trabalhado, e é extremamente importante que nossos fiscais estejam cada vez mais atualizados nesse sistema”.

Walkírio sintetizou o objetivo do encontro: “Estamos aqui hoje para apresentar a realidade da fiscalização no Brasil. Espero que tenhamos boas conversas e que consigamos fazer da fiscalização do sistema Cofen/Conselhos Regionais, um modelo para todos os conselhos de fiscalização profissional”.

Já Manoel Neri, frisou a necessidade da integração entre os departamentos de fiscalização dos Corens e o restante da estrutura do sistema: “A fiscalização não deve ser um eixo separado do Conselho Regional. Deve haver essa integração para que a fiscalização tenha eficácia e eficiência, ela não deve ser separada do regional”.

Manoel Neri, presidente do Coren-RO

A primeira exposição do evento foi a mesa-redonda “Panorama da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, com os expositores Marisa Miranda, Walkírio Almeida e Thais Mirapalheta.

Marisa Miranda durante a mesa-redonda “Panorama da Fiscalização”

Depois do panorama houve um relato de experiência de uma colaboração bastante frutífera entre as fiscalizações do Coren-AC e do Coren-RO, tendo como expositores Juan Irineu Beline (Coren-AC) e Ravena Ferreira (Coren-RO).

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a apresentação “Evidências Científicas como Ferramenta de Fiscalização”, feita pela enfermeira e professora da Unifesp, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha. Isabel é editora da revista científica do Cofen, Enfermagem em Foco.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha falou sobre evidências científicas como ferramenta de fiscalização

Isabel demonstrou como as evidências científicas têm um impacto importante no trabalho da enfermagem e como podem ser utilizadas no processo de fiscalização dos Corens.

“Para tomar uma decisão clínica, devemos ver as informações científicas e aí analisarmos quais artigos e evidências valem a pena inserir na nossa prática e só a partir daí devemos fazer as mudanças necessárias”, exemplificou.

Marisa Miranda ao lado da coordenadora da fiscalização do Coren-SP, Fernanda Borges; da gerente de fiscalização Roberta Alcântara e do conselheiro do Coren-SP, Fernando Henrique Vieira Santos

Esse primeiro dia da Reunião de Coordenadores de Fiscalização do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem foi encerrado com uma oficina com os coordenadores de fiscalização, com o tema “Indicadores de desempenho – aspectos conceituais”.