Regulamentação das 30h para Enfermagem é apontada como prioridade em Conferência de Saúde do Trabalhador

A regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para todos os trabalhadores da área da saúde, sem redução de salário, está entre as 12 propostas prioritárias para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). A proposta faz parte da Carta de São Pedro, documento elaborado pelos delegados da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida entre os dias 8 e 10 de maio pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, na Estância de São Pedro, no interior do Estado.

“A redução da jornada de trabalho para 30 horas reduz a chance de erros e, consequentemente, o número de processos éticos, melhorando a qualidade do atendimento à população”, ressalta o presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva.

Conferência de Saúde do Trabalhador apontou regulamentação da jornada de 30h como prioritária

Entre as propostas prioritárias estão, ainda, a aplicação dos 10% da receita bruta da União para o financiamento do SUS e a instituição da Semana de Saúde do Trabalhador, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e secretarias municipais de saúde com a participação da sociedade, incluindo CIPA e CIST, COMSAT e outras afins.

Além da aprovação de 12 propostas prioritárias de âmbito nacional e 48 de âmbito estadual, durante o encontro ocorreu a homologação dos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada de 10 a 13 de novembro deste ano, em Brasília (DF).  

Como posso ajudar?