Registro de enfermagem é tema de palestra no Hospital Regional Sul

O Coren-SP foi ao Hospital Regional Sul, no bairro de Santo Amaro, na capital, na manhã desta quarta-feira (27/9), para falar aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem sobre um assunto essencial no cotidiano da profissão: a anotação e registro de enfermagem.

“A anotação ideal é correta, organizada, segura, completa e disponível”, elencou a palestrante Rosangela Mello, segunda-secretária da autarquia, explicando que o artigo 25 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem coloca a realização de anotações como dever do profissional.

Rosângela conscientizou os profissionais sobre a importância legal do prontuário

Ela explicou que o prontuário é fundamental para a defesa do profissional de enfermagem em caso de processo civil, ético ou administrativo. “Vocês devem anotar tudo. Não deixem de anotar nada, inclusive eventuais desentendimentos com pacientes e familiares pois essa é a garantia de vocês caso alguém resolva processá-los”, esclareceu.

Um ponto que a palestrante fez questão de deixar claro foi a necessidade do prontuário não conter rasuras, pois isso faz com que ele perca seu valor legal. Além disso, a correta identificação do profissional que anotou, com carimbo e assinatura é uma exigência do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Palestras do Coren-SP

Os enfermeiros responsáveis pela educação permanente de equipes de enfermagem ou Responsáveis Técnicos (RTs) podem solicitar palestras ao Coren-SP em suas unidades de saúde.

Os temas são variados, como segurança do paciente, a NR32, a consciência da enfermagem no cuidar, processos éticos, sistematização da assistência em enfermagem, ética e legislação, sepse, entre outros.

Para requisitar uma palestra, o responsável pela educação permanente ou RT deve utilizar o link “Fale Conosco” do portal do Coren-SP.