Recomendações do CIE às entidades da enfermagem

– Definir a existência de politicas locais e nacionais focadas nas condições de trabalho; – Mostrar para os políticos a ligação entre a segurança do paciente e os ambientes de trabalho favoráveis; – Coletar todos os dossiês e declarações de posturas existentes em nível internacional; – Encorajar a mobilização de profissionais de enfermagem e ajudá-los a determinar questões prioritárias de ação; – Desenvolver guias que tratem especificamente de questões de condições de trabalho; – Difundir exemplos da boa prática da profissão; – Preparar planos de comunicação que foquem em questões do ambiente de trabalho; – Estabelecer comitês em nível organizacional que foquem em questões do ambiente de trabalho; – Apresentar argumentos consistentes, que justifiquem a compra e manutenção de equipamentos de segurança e materiais descartáveis em ambientes de assistência à saúde; – Envolver-se em comitês organizacionais que examinem problemas no trabalho e iniciativas efetivas para superar as dificuldades; – Influenciar trabalhadores e organizações a promover ambientes de trabalho favoráveis e a aumentar o nível de retenção de profissionais; – Incentivar um sistema de denúncias anônimas para encorajar a identificação de problemas na prática da profissão e ações para eliminá-los do ambiente de trabalho; – Integrar as iniciativas de melhora das condições dos ambientes de trabalho com os planos já existentes de recursos humanos e com a política da instituição.