Protocolo de Sepse: Coren-SP sedia o primeiro treinamento de 2019

O Coren-SP sediou nesta sexta-feira (15/03), o primeiro treinamento do ano sobre “O protocolo da sepse e o papel da enfermagem”, em parceria com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). O evento ocorreu na sede do Conselho.

Juliana fala sobre as atualizações de protocolo

A parceria do Coren-SP com o ILAS foi firmada em 2018, visando promover mais informações e conhecimentos sobre a sepse para as equipes de enfermagem. O ILAS comparece periodicamente na sede do conselho para oferecer o curso gratuito de duas horas, abordando as novas definições da doença, as diretrizes de tratamento, a epidemiologia no Brasil e no mundo e outros complementos.

Profissionais durante o treinamento da Sepse

A coordenadora do instituto, Juliana Lubarino Diniz, responsável pelo curso e por ministrar as aulas, apresentou a nova atualização do protocolo Sepse 3.0, como a mudança das nomenclaturas e destacou a importância das equipes de enfermagem nesse cenário de cuidado. “É a enfermagem que reconhece, precocemente, a infecção sem disfunção no paciente. O protocolo de sepse não é nada sem a enfermagem, então nossa participação é essencial no processo de diagnóstico da doença. Quanto mais cedo identificarmos, maior será  a chance de sobrevida do paciente”, explica.

Como posso ajudar?