Projeto Deby Autoestima: enfermeira doa lenços para mulheres que fazem tratamento oncológico

Sensibilidade e humanização são as características fundamentais que fazem parte da vida da enfermeira Débora Regina Reducino. Desde a sua formação acadêmica, Débora aprendeu que, desenvolver uma escuta qualificada, pode fazer toda diferença durante a assistência.

Segundo a enfermeira, quando um profissional de saúde demonstra que está atento as respostas verbais e não verbais dos pacientes, eles percebem que você é solidário a sua condição. “Não podemos falar de sistematização da assistência sem citar a tecnologia. Entretanto, pude perceber que nós, enfermeiras, alcançamos um patamar que a tecnologia nunca irá chegar: no contato pele a pele. Seja por meio de um abraço, aperto de mão ou olho no olho, esse é o verdadeiro significado de acolhimento”, conta Débora.

Entre os diversos atendimentos realizados pela enfermeira, vieram juntos os momentos de reflexão, que culminaram com o nascimento do projeto “Deby Autoestima – Lenços da Solidariedade”. “Quando comecei atender mulheres em tratamento oncológicos, percebi como a autoestima é fundamental para recuperação e adesão do tratamento”.

O projeto “Deby Autoestima -Lenços da Solidariedade” foi criado há dois anos pela enfermeira e visa a arrecadação de lenços por meio de doações que, de acordo com Débora, vem auxiliando muitas mulheres a se restabelecerem emocionalmente. “Contribuir com a ajuda vai além da autoestima, pois acredito que há uma troca de energia, um benefício espiritual que nos fortalece para estarmos ali. Entregamos lenços, distribuímos abraços e recebemos sorrisos”, ressalta.

Débora explica que a distribuição de lenços se dá de três formas diversificadas:

  • Pelo site www.debyautoestima.com.br: a pessoa preenche o formulário com os dados necessários, explicando o assunto e deixando uma mensagem registrada. Em caso de localidades distantes, Débora realiza o envio do lenço via correios, sem custo para a solicitante;
  • Presencialmente: a enfermeira realiza a distribuição de lenços no setor de quimioterapia em uma instituição hospitalar de São Paulo;
  • A domicílio: por meio da busca ativa e do consentimento da paciente, se o endereço residencial for de fácil acesso, Débora realiza entrega em domicílio.

A profissional ainda reforça que, independente da patologia ou o grau de cronicidade, um atendimento humanizado pode envolver uma troca de afeto e de empatia na relação “enfermeiro e paciente”. “A minha maior motivação é acreditar na essência do que realmente é qualidade de vida. Como enfermeira, pelos resultados que venho acompanhando, tenho a certeza de que estou no caminho certo. Vem sendo muito gratificante fazer a diferença na vida destas pacientes”, avalia Débora.

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