Projeto Cuidando de Quem Cuida ensina técnicas de meditação voltadas a profissionais de enfermagem

Na última sexta-feira (31/1) foi realizada mais uma atividade do projeto Cuidando de Quem Cuida, no auditório do prédio sede do Coren-SP, na capital.

O projeto Cuidando de Quem Cuida tem como objetivo fornecer ferramentas de autocuidado aos profissionais de enfermagem, para que se minimizem os índices de sofrimento psíquico aos quais esses profissionais muitas vezes estão expostos.

As palestrantes do evento do dia 31/1 foram as conselheiras Dorly Gonçalves e Érica França.

Dorly iniciou a atividade, falando sobre o tema “Ressignificando a vida através do autoconhecimento: um relato de experiência”. A conselheira falou sobre sua própria trajetória de vida, desde seu início na enfermagem, e o que aprendeu nesses anos. Ela contou que chegou a ser diagnosticada com síndrome de burnout e que, por meio da tomada de consciência e de mudanças no estilo de vida decorrentes desse despertar, ela conseguiu se curar e se fortalecer.

A conselheira Dorly falou de sua própria experiência de superação

Um dos focos da palestra de Dorly foi a ferramenta da Roda da Vida – um método de autoavaliação de diversas áreas de nossas vidas, para que vejamos o que pode ser melhorado, dentro de quesitos como “amor”, “trabalho”, “finanças” e “família”, entre outros.

“Tenho que escolher para minha vida metas que me fazem uma mulher diferente. Acredito que podemos mudar nossas vidas. Tenho muitos desafios, a diferença está em como vamos olhar esses desafios”, disse a conselheira.

Em seguida, Érica França ministrou uma oficina de meditação, na qual ensinou na prática aos profissionais de enfermagem presentes nada menos do que três técnicas diferentes para que tentem alcançar um pouco de equilíbrio físico e mental durante os momentos estressantes do dia a dia.

Érica França ensinou três técnicas de meditação que podem auxiliar os profissionais de enfermagem em seu dia a dia

As três meditações conduzidas por Érica foram: escaneamento corporal, visualização dos pensamentos e meditação espiritual.

A meditação é uma ferramenta cujos efeitos benéficos sobre os níveis de estresse já possuem comprovação científica

“São técnicas muito valiosas. É possível meditarmos em muitos lugares, muitos vezes no meio do plantão podemos tirar cinco minutos para irmos ao banheiro, por exemplo, e lá mesmo nos centrarmos por meio dessas técnicas”, explicou Érica.

Como posso ajudar?