Profissionais do COREN-SP recebem treinamento sobre “Controles Internos”

O COREN-SP e a CGU (Controladoria Geral da União) promoveram, sexta-feira (27/6), curso sobre “Controles Internos”, dirigido aos profissionais do Conselho que atuam em funções gerenciais em diferentes unidades do estado de São Paulo. Esta a foi a segunda etapa do treinamento que teve início em março e na época abordou a fiscalização de contratos administrativos. O treinamento ocorreu na sede do COREN-SP, na Capital, e beneficiou também quatro funcionários do Sebrae.

O Controlador Geral do COREN-SP, Nivaldo Germano, ressaltou a necessidade de normatização dos fluxos e processos internos

A analista de Finanças e Controle da CGU, Isabela Vieira, destacou a importância da sistematização dos conhecimentos e rotinas. Ela propôs aos participantes um exercício de autoanálise das normais vigentes de controle interno, tanto formais como informais, como forma de diagnóstico de pontos frágeis. 

A analista de Finanças e Controle da CGU, Isabela Vieira, convidou os participantes a uma autoanálise sobre o controle interno

O coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da CGU, Márcio Sobral, falou da importância do compartilhamento de informações. “Eu não posso ter ilhas de conhecimento. Quando a informação fica restrita a determinado funcionário você corre o risco de comprometer seriamente uma atividade no caso de ausência do mesmo”, detalhou. Também representou a CGU o analista de Finanças e Controle Pedro Antunes.

O coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da CGU, Márcio Sobral, falou do compartilhamento das informações

O Controlador Geral do COREN-SP, Nivaldo Germano, ressaltou a necessidade de normatização dos fluxos e processos internos. “Controle bom é aquele em que existe um gabarito que eu possa comparar”, finalizou.

 

Como posso ajudar?