Presidente Renata Pietro vai ao Congresso e reivindica aposentadoria especial para a enfermagem

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, marcou uma reunião com o relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira, para apresentar a necessidade de a enfermagem ser contemplada pela aposentadoria especial. Ela esteve na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4/6), junto com o conselheiro federal Antônio Marcos e o deputado Fred Costa, e mostrou as grandes dificuldades enfrentadas pela categoria, como as longas jornadas de trabalho, além da exposição a riscos químicos, físicos e biológicos. Em fevereiro de 2019, o Coren-SP protocolou junto com o Cofen, um ofício expondo essa demanda, no Congresso.

Conselheiro federal Antônio Marcos, presidente Renata Pietro, deputados Samuel Moreira (recebeu em mãos a sondagem sobre saúde mental do Coren-SP) e Fred Costa

Ao abordar a aposentadoria especial, a presidente do Coren-SP solicitou que a Emenda Modificativa nº 17, do deputado federal Fred Costa, que prevê a aposentadoria especial para a enfermagem, seja mantida. Ela também fez uma indagação ao relator: “Imagine um paciente de UTI, por exemplo, e um profissional de enfermagem com mais de 60 anos garantindo os cuidados complexos que essa assistência exige, como um banho no leito. A aposentadoria especial para a enfermagem é uma questão de justiça e dignidade para a categoria, mas também de saúde pública, tendo em vista a garantia de uma assistência segura”, disse.

Para reforçar sua argumentação, a presidente entregou à Moreira em mãos (foto) a sondagem realizada pelo Coren-SP em abril, sobre o adoecimento mental dos profissionais de enfermagem. Com mais de 20 mil participações espontâneas, o questionário mostrou que 52% dos respondentes possui ou já possuiu esse problema em decorrência do trabalho. “A enfermagem está adoecendo, apresentando quadros de burnout, depressão e ansiedade em virtude do ambiente profissional”, expôs.

O deputado Samuel Moreira agradeceu que a presidente tenha levado essas questões ao seu conhecimento e disse que apreciará a proposta. Também orientou que a categoria se mobilize para sensibilizar os demais deputados, para que a emenda modificativa seja aprovada.