Presidente e conselheiros do Coren-SP recebem deputado Alexandre Padilha para tratar da aprovação do piso

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e um grupo de conselheiros da autarquia recebeu na tarde desta quinta-feira (3/3) o deputado federal Alexandre Padilha, relator do Grupo de Trabalho (GT) que estudou o impacto econômico do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020. Se aprovado pelos deputados, o PL 2.564 instituirá o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem.

A reunião, realizada na sede do conselho, serviu para alinhar os próximos passos do movimento em prol da aprovação do projeto. Além de James e de Padilha, participaram também: a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas; o segundo-secretário da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva; o primeiro-tesoureiro, Gesus Andrade; o conselheiro coordenador da Comissão de Relações Institucionais, Luciano Santos e os conselheiros Wagner Batista e Edson José da Luz.

O deputado federal Alexandre Padilha e o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos

O deputado Padilha aproveitou a ocasião para trazer as últimas informações sobre a tramitação do PL 2.564/2020 na Câmara dos Deputados. A conclusão dos estudos do Grupo de Trabalho da Câmara foi que a aprovação do piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem é economicamente viável.

“O GT chegou a um valor de impacto que desmonta a tese de que a aprovação do piso fecharia hospitais. O impacto seria de menos de 4% do faturamento dos planos de saúde, menos de 4% de tudo o que é investido no Sistema Único de Saúde, e de menos de 1% do PIB da Saúde, ou seja, é possível aprovar o piso”, afirmou Padilha após o encontro.

Coren-SP discute a aprovação do PL do piso salarial da enfermagem junto ao deputado Alexandre Padilha

O deputado também conclamou a enfermagem a pressionar os deputados para que o PL seja votado e aprovado com brevidade na Câmara: “Já temos assinaturas suficiente de parlamentares para colocar a votação do PL 2.564/2020 em regime de urgência. Precisamos do apoio de cada profissional de enfermagem, que pressionem junto aos deputados que representam as regiões de vocês”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, também pediu o apoio dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem paulistas: “Contamos com o apoio de cada um de vocês, inclusive pressionando os deputados por meio das redes sociais. No dia 8/3 estaremos em Brasília participando de uma grande mobilização nacional pela aprovação do piso”.

Abaixo-assinado

O Coren-SP criou um abaixo-assinado para pressionar os deputados federais a aprovarem o piso salarial nacional para a enfermagem. O documento já conta com mais 100 mil assinaturas e é importante que cada profissional de enfermagem assine e compartilhe essa iniciativa.

Assine o abaixo-assinado aqui.