Presidente do Coren-SP se reúne com Deputado Federal Alexandre Padilha para discutir a aprovação do piso para a enfermagem

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, participou de reunião por videoconferência realizada na manhã da última quarta-feira (2/2) com o Deputado Federal Alexandre Padilha. Também participaram representantes de outras entidades ligadas à enfermagem como o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Fórum Nacional da Enfermagem e Federação dos Trabalhadores em Saúde do Estado de São Paulo, entre outros.

A reunião serviu para alinhar a participação da categoria no Grupo de Trabalho (GT) criado pela Câmara dos Deputados para analisar o impacto financeiro relacionado à eventual aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para a enfermagem. O deputado Alexandre Padilha é o relator do Grupo de Trabalho.

O Deputado Federal e ex-Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O PL 2.564/2020 foi proposto pelo Senador Fabiano Contarato, tendo sido votado e aprovado no Senado Federal em novembro passado. Atualmente o projeto tramita na Câmara dos Deputados, aguardando votação na casa.

No início da reunião, Padilha reafirmou seu compromisso com a enfermagem: “Me considerem um aliado absoluto dos profissionais na questão do piso salarial”, disse.

De acordo com todos os participantes da reunião, o impacto financeiro causado pela eventual aprovação do PL 2.564/2020 seria bastante sustentável. Essa posição foi inclusive reiterada por um estudo de impacto realizado recentemente pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Segundo o órgão, esse impacto seria de cerca de R$ 15 bilhões, ou seja, muito menor do que os R$ 45 bilhões divulgados por grupos contrários ao PL 2.564/2020.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos

“Neste momento devemos deixar de lado todas as diferenças políticas, pois nosso foco realmente deve ser o futuro da enfermagem. Devemos batalhar, todos juntos, pela aprovação desse Projeto de Lei pela Câmara dos Deputados, pois ele irá atender a todos os profissionais de enfermagem do nosso país”, disse o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, em sua fala aos outros representantes da enfermagem.