Presidente do Coren-SP recebe representantes da Sobest

O Coren-SP está estreitando o diálogo com as sociedades de especialidades, com o objetivo de disseminar boas práticas de enfermagem nas diversas áreas de atuação profissional e garantir uma assistência segura e de qualidade à população. Na última quarta-feira (22), a presidente da autarquia, Fabíola Campos, recebeu a visita de Maria Ângela Boccara de Paula, presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest).

Magali Thum, membro da Sobest; Fabíola Campos e Maria Ângela Boccara

Durante o encontro, Fabíola apresentou a atuação do Conselho na área do aperfeiçoamento profissional, por meio das atividades oferecidas pelo Coren-SP Educação e também do trabalho das Câmaras Técnicas. “Estamos desenvolvendo essas ações em parceria com as sociedades de especialidades para aprimorar a atuação da enfermagem em áreas específicas”, explicou.

A presidente da Sobest apresentou a campanha “Eu mereço um estomaterapeuta”, que tem o objetivo de divulgar a importância dos cuidados aos pacientes e expandir a especialidade no país, na qual a enfermagem tem papel fundamental. Maria Ângela também apresentou as diretrizes éticas de atuação dos enfermeiros estomaterapeutas, publicadas recentemente, e um livro de intervenções que orienta sobre a prática profissional nas três áreas desta especialidade: estomas, feridas e incontinências. “A parceria com o Coren-SP é muito importante, pois podemos compartilhar conhecimentos e participar dos espaços que o Conselho propicia”, disse.

A estomaterapia é uma especialidade a prática da enfermagem que surgiu em 1980 (pós-graduação latu sensu ou modalidade extensão), voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.