Presidente do Coren-SP realiza visita ao Hospital Infantil Cândido Fontoura na zona leste da capital

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o enfermeiro integrante da Comissão de Instrução da autarquia, Márcio Bispo, realizaram nesta quarta-feira (29/5), uma visita ao Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste da capital. Com objetivo de ampliar a aproximação com a categoria, a gestão 2018-2020 segue com as ações de acolhimento para ouvir e apoiar a enfermagem e construir conjuntamente melhores condições de trabalho para uma assistência segura.

Com a presença da responsável técnica, Ana Maria Abrunhosa Vasconcelos, e do diretor do hospital, Edson Umeda, a presidente conheceu de perto as  instalações da instituição e pôde acompanhar a rotina do dia a dia dos profissionais. “A enfermagem está na linha de frente do atendimento, por isso é necessário que os nossos profissionais sintam-se acolhidos e respaldados pelo seu Conselho de classe. Nossa missão é fazer com que eles tenham a ciência de como o Coren-SP atua em prol da segurança e de uma assistência segura e efetiva, tanto para os profissionais, quanto para a população”, destaca Renata.

Para a responsável técnica, foi uma honra receber a visita do Coren-SP. “Nós acreditamos na transformação da relação entre o Conselho e os profissionais. Hoje, com o trabalho e a dedicação da Renata, pudemos constatar que estamos sendo vistos”, ressalta Ana.

O hospital infantil conta com a formação do time de acesso venoso e de terapia infusional, uma iniciativa da diretoria de enfermagem em parceria com a Comissão de Cateter Venoso de Inserção Periférica (PICC), que tem por finalidade a criação de uma equipe multidisciplinar e multiprofissional específica e habilitada para inserção e manutenção de cateteres, seguindo protocolos institucionais, para diminuir índices de infecção de corrente sanguínea e demais eventos adversos e custos, associada a uma melhor qualidade da assistência prestada  e à  incorporação de novas tecnologias.

Além disso, a instituição conta com uma sala “Conforto de Enfermagem”, específica para cada unidade de internação, ou seja, conforto de enfermagem para UTI pediátrica, UTI neonatal e cuidados intermediários, uma sala para a equipe do pronto socorro e outra que compreende as alas de internação.   “Nossa equipe recebe diariamente um lençol e cobertor para termos melhores condições de descanso”, comenta Ana.

Ana também destaca a relação positiva entre a diretoria de enfermagem e a diretoria técnica do hospital, que segundo ela, sempre apoia e fortalece os laços entre os profissionais para melhorias na assistência para as crianças.

Como posso ajudar?