Coren-SP participa de planejamento estratégico das Comissões de Saúde da Mulher do sistema Cofen/Conselhos Regionais

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e as conselheiras Wilza Spiri e Ivete Trotti, participaram da Oficina de Planejamento Estratégico das Ações para a Gestão 2022-2024 das Comissões de Saúde da Mulher dos Conselhos Regionais de Enfermagem. O evento, organizado pelo Conselho Federal da Enfermagem (Cofen), está sendo realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador (BA), do dia 8/11 (segunda-feira) ao dia 10/11 (quarta-feira). O objetivo do encontro, que conta com representantes de Corens de diversos estados, é propor diretrizes nacionais para ações de atenção à saúde das mulheres, articuladas e unificadas com a Comissão de Saúde da Mulher do Cofen e as políticas de atenção à saúde das mulheres.

James ressaltou o necessário alinhamento do sistema Cofen/Conselhos Regionais nos assuntos referentes aos trabalhos da comissão

Em sua participação no evento, James ressaltou o necessário alinhamento nos assuntos referentes aos trabalhos desta Comissão: “O alinhamento do sistema Cofen/Corens é fundamental, haja vista que nós somos uma categoria profissional composta por 84% de mulheres, onde a grande maioria das atividades envolvidas dentro do aspecto da saúde das mulheres são mantidas pelas enfermeiras. Então, é muito importante que todo o Sistema esteja alinhado para que, desde o norte até o sul, do leste ao oeste, todas as condutas dos grupos de trabalhos e das comissões sejam alinhadas para fortalecer a enfermagem e, cada vez mais, mostrar às demais categorias que nosso conhecimento faz toda a diferença”.

Conselheira Wilza Spiri, presidente James Francisco dos Santos e conselheira Ivete Trotti

O presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho, frisou que no Brasil ainda são grandes as dificuldades que as mulheres enfrentam para o acesso a exames e que é necessária a construção de uma estratégia para mudar esta realidade. “Temos na ponta esta dificuldade da mulher completar os exames, porque elas conseguem fazer as consultas, mas enfrentam dificuldades de acesso aos exames, para chegar ao diagnóstico. Portanto, estamos aqui para implementar uma estratégia para mudar esta realidade. Por isso esta oficina é muito importante para fortalecer as políticas públicas na área da saúde”, disse.

O presidente do Coren-BA, Holmes Filhos, anfitrião do evento

Representando Betânia Santos, presidente do Cofen, a enfermeira Dannyelly Costa, que é membro da referida Comissão, destacou a importância dos trabalhos. “Este encontro é muito importante, porque tudo passa por um bom planejamento, e aí, quando a gente consegue fazer um bom planejamento, a gente consegue ter boas execuções, e como consequência, boas ações”.

“Essa oficina, que tem como base o planejamento estratégico da saúde das mulheres a partir da organização dos grupos técnicos de trabalho de todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, tem como objetivo principal fazer o alinhamento para uma força de apoio institucional à enfermagem, à saúde das mulheres e à enfermagem obstétrica, principalmente trabalhando as práticas avançadas, a inserção da enfermeira na redução da morte materna, dos abortos inseguros e, para além de todo este trabalho, reconfigurar a lógica assistencial da saúde reprodutiva neste país para que, de fato, possamos, cada vez mais, ampliar a força de trabalho que tenha impacto direto na qualidade de vida de mulheres e homens, a partir da vida reprodutiva”, ressaltou o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, Valdecyr Herdy Alves.

Representantes de 19 estados participam dos trabalhos, que estão sendo realizados obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária em função da pandemia da Covid-19. Os presidentes do Coren-AL, Renné Costa, do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, e do Coren-MS, Sebastião Duarte, também participam das atividades.

Com informações do Coren-BA