Presidente do Coren-SP participa de evento sobre enfermagem em Genética e Genômica

O Presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, esteve no Centro de Convenções Frei Caneca para participar do VII Congresso Brasileiro em Enfermagem em Genética e Genômica (CBEGG), nesta segunda-feira (14). Na ocasião ele abordou a atuação do Coren-SP para proporcional respaldo técnico nesta área.

James também apresentou as atribuições das entidades representativas da enfermagem, como sindicato, sociedade e conselho.

O Congresso, organizado pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo e a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica foi realizado entre os dias 13 e 16 de agosto com o objetivo de abordar os temas de relevância na área, como ampliação da triagem neonatal genômica nas diversas populações e doenças, bem como contribuir para a atuação multiprofissional no aconselhamento genético.

A palestra de James abordou a atuação do Coren-SP no desenvolvimento de respaldo legal para garantia da autonomia da enfermagem na área genética e genômica. Ao longo da apresentação, o presidente apresentou a participação da enfermagem para a construção do cenário atual da especialidade e exibiu os avanços conquistados desde da inserção da enfermagem na especialidade, durante o aconselhamento genético de gestantes em idade avançada, em 1988. Ainda, o presidente reafirmou a disposição do Coren-SP em conceder o espaço necessário para aprimoramento das práticas assistenciais no ramo. “A enfermagem genética e genômica é uma área ampla e essencial para continuidade do amparo e exercício correto das atribuições das equipes de enfermagem. Por isso, nós, do Coren-SP, seguiremos empenhados em oferecer as ferramentas possíveis para difusão e promoção do conhecimento na área”, comentou.

A Dra. Erika Santos, presidente da SBEGG e do VII CBEGG, manifestou a honra em poder contar com a presença do presidente James e agradeceu a empenho do Coren-SP na luta para o reconhecimento das atividades de enfermagem na especialidade. Érika também destaca a importância da realização do evento, abordando o avanço e a criação de novas inciativas voltadas para a estruturação da enfermagem na área de genética e genômica. “Pelas falas do presidente James, podemos perceber sua ciência sobre a importância da divulgação da especialidade e integração da genética e genômica como uma cultura transversal”.

Érika Santos (à direita) e Ana Lygia (ao centro) falaram sobrea importância do SUS, consciência política da enfermagem e meios para formação profissional

A atividade também contou com participação da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Ana Lygia Melaragno, que, na oportunidade, conduziu a palestra “A Perspectiva Brasileira nas Ações de Enfermagem em Genética e Genômica”. Na seção, Ana Lygia apresentou as subespecialidades presentes na área, discutiu a necessidade da inclusão dos profissionais especializados ainda durante a graduação e produção de ciência especializada.

Por fim, Anelise Riedel Abrahão e Milena Floria-Santos foram homenageadas pela contribuição e e conquistas para a enfermagem em Genética e Genômica.

Saiba mais: