Presidente do Coren-SP faz palestra no Hospital Sepaco sobre judicialização da saúde

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e o conselheiro Wagner Batista representaram a autarquia no 3º Simpósio de Estomaterapia do Hospital Sepaco, na zona sul da capital.

James levou ao evento a palestra “A prevenção da lesão por pressão e a judicialização da saúde”. O presidente do Coren-SP e o conselheiro Wagner foram recebidos no Sepaco pelas enfermeiras estomaterapeutas Roseane Soares Baptista Fin e Samanta dos Santos, duas das organizadoras do evento.

Roseane Soares Baptista Fin, James Francisco dos Santos e Samanta dos Santos

Em sua exposição, James discorreu em um primeiro momento sobre as possibilidades de dano que os profissionais de saúde podem causar aos pacientes. Ele destacou a responsabilidade do profissional pela assistência que presta, o que deve ser feito com atenção, boa fé e conhecimento técnico-científico de forma a minimizar a possibilidades de danos.

“Temos que entender que nossa é assistência pode ser danosa. Nossa assistência é arriscada e nosso caráter nos diz que temos que dar nosso melhor ao nosso paciente. Como somos humanos, infelizmente também existem desvios de caráter em nosso meio, por isso temos nossa legislação e nosso Código de Ética”, destacou.

James lembrou também da necessidade de se registrar toda ação assistencial. “Se não há registro da enfermagem, legalmente se considera que não houve aquela ação. Por isso, temos que anotar todas as nossas ações, e anotá-las com atenção”, frisou.

James durante a palestra aos profissionais do Sepaco

Em um segundo momento, o presidente do Coren-SP falou da judicialização da assistência propriamente dita. “Hoje em dia já existem muitos profissionais de direito especializados em processos contra profissionais de saúde. É importante todos nos prevenirmos por meio da melhor assistência que possamos prestar e das corretas anotações da enfermagem”, concluiu.