Presidente do Coren-SP faz palestra na Semana da Enfermagem do Hospital Brigadeiro

O Coren-SP participou de evento da Semana da Enfermagem 2022, na manhã desta quinta-feira (12/5), no Hospital de Transplantes Euryclides de J. Zerbini, na região central da capital, unidade estadual conhecida como “Hospital Brigadeiro”.

Na ocasião, o presidente da autarquia, James Francisco dos Santos, fez uma palestra a membros da equipe de enfermagem da unidade com o tema da Semana da Enfermagem 2022: “Enfermagem, uma voz para liderar – Investimento na enfermagem em respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”.

Edson José da Luz, Deyvid Fernando Mattei, Edna Matias e James Francisco dos Santos

Além de James, os conselheiros Edson José da Luz e Edna Matias também participaram do evento, sendo recebidos pelo diretor de enfermagem e enfermeiro Responsável Técnico (RT) do hospital, Deyvid Fernando Mattei.

Um dos temas da fala do presidente do Coren-SP foi o empoderamento das mulheres da enfermagem: “As mulheres são a maioria na nossa profissão, mas não dominam a enfermagem. Porque a partir do momento em que as mulheres não se interessam por política, a profissão passar a não ser dominada por mulheres”, afirmou.

A palestra fez parte das comemorações da Semana da Enfermagem 2022 no Hospital Brigadeiro

James prosseguiu falando sobre as recentes transformações da área da saúde e como cada profissional de enfermagem deveria acompanhar essas mudanças. “Hoje se fala em saúde global. E o que ela é? Saúde global é definida como o conjunto de ações organizadas em uma sociedade para prevenir doenças, promover cuidado, prolongar a vida das pessoas e promover o bem estar na população em geral”.

Ao falar sobre a enfermagem brasileira na atualidade, James afirmou que seria um grande ganho para a categoria se houvesse mais incentivo à pesquisa na área, como já ocorre em outros países: “precisamos nos acostumar com a pesquisa e com a produção científica. A enfermagem deixou de ser a arte do cuidar e se tornou a ciência do cuidar. Nos Estados Unidos, por exemplo, os profissionais têm 10 horas por semana para se dedicar à produção científica no ambiente de trabalho, o que ainda não acontece em nosso país”, colocou.

Por fim, James conclamou os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem a valorizarem a educação continuada. “A capacitação e formação profissional são fundamentais. Valorizem a educação continuada na unidade de vocês, compareçam aos treinamentos. Quando alguém se predispõe a capacitá-los, vocês devem estar dispostos a isso”.

Os conselheiros tiveram uma breve conversa com o diretor de enfermagem, Deyvid Fernando Mattei

Ao término da palestra, o diretor de enfermagem, Deyvid Fernando Mattei, teve uma breve conversa com os representantes do Coren-SP, na qual falou sobre a trajetória recente do Hospital Brigadeiro e sobre as transformações que a atual gestão tem buscado promover na unidade.