Presidente do Coren-SP fala sobre Processo de Enfermagem no Hospital Geral de São Mateus

Os profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital Geral de São Mateus, na Zona Leste da capital, tiveram a oportunidade de saber mais sobre Processo de Enfermagem por meio de uma palestra do Coren-SP, realizada no auditório da unidade, na manhã desta segunda-feira (20).

Ministrada pelo presidente da autarquia, James Francisco dos Santos, a atividade foi acompanhada de perto pelos conselheiros Wagner Batista e Eugênio Dantas. Os representantes do Coren-SP foram recebidos no Hospital Geral de São Mateus pela enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade, Teresa Sá Martins de Souza e pela enfermeira de educação permanente, Ana Paula da Silva.

O presidente do Coren-SP, conselheiros, gestoras e parte da equipe de saúde que assistiu à palestra

Em sua palestra, James explicou detalhadamente não só o Processo de Enfermagem, como sua função dentro do contexto hospitalar e seus objetivos.

James abordou o Processo de Enfermagem de forma ampla

“Todo método de trabalho deve ser embasado por conceitos e proposições de sua profissão. Para ter propósito, preciso ter um processo científico, e para ter um processo científico preciso me embasar em uma das teorias de enfermagem”, explicou James, ao detalhar a importância dos profissionais de enfermagem que atuam em determinado hospital terem a clareza sobre qual das teorias de enfermagem é utilizada na unidade em questão.

Ao longo de sua exposição, James detalhou os passos que envolvem a execução do Processo de Enfermagem: “Ele se consiste nas seguintes etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação das intervenções e avaliação de enfermagem dos resultados”.

Teresa Sá Martins de Souza e James Francisco dos Santos

Além de seguir todas essas etapas, é necessário que o profissional não se esqueça de uma outra ação fundamental: o registro da assistência prestada. “Se não registrar o Processo de Enfermagem, legalmente ele é considerado como não tendo sido feito”, afirmou o presidente do Coren-SP.

Quanto ao registro de enfermagem, ele possui cinco finalidades de acordo com a exposição de James: serve como evidência legal, partilha de informações, garantia de qualidade, ensino e pesquisa e auditoria.

James e Ana Paula da Silva

Ao fim da palestra, os profissionais do Hospital Geral de São Mateus fizeram perguntas sobre temas relacionados ao exercício profissional e tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo representante do Coren-SP.

Também foram sorteados dois vouchers que garantiram aos contemplados uma pós-graduação gratuita na instituição DNA Pós, parceira do Coren-SP.

Galeria de imagens

Saiba mais