Presidente do Coren-SP e conselheira fazem palestras sobre Segurança do Paciente na Maternidade Amador Aguiar

Os profissionais da equipe de enfermagem da Maternidade Amador Aguiar, de Osasco, tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras sobre Segurança do Paciente na manhã desta quarta-feira (5).

A diretora de enfermagem da unidade, Mayla Pereira e a enfermeira de educação permanente, Aline, organizaram as palestras, que foram ministradas pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e pela conselheira Cláudia Satiko.

James falou sobre Qualidade e Segurança

O presidente do Coren-SP fez a primeira palestra da manhã, com o tema “Qualidade e Seguraqnça do Paciente”. Ele estabeleceu a relação entre a qualidade hospitalar e a segurança do paciente, detalhando como e porque elas estão inseparavelmente ligadas.

James e Cláudia com a enfermeira Aline e outros profissionais da gestão de enfermagem da Maternidade Amador Aguiar

Uma das falas de James explicou que muitos erros que acontecem na assistência são erros de processo e que não adianta responsabilizarmos um indivíduo por esse tipo de erro. “Quando estudamos segurança e qualidade, sabemos que muitas vezes não existe um culpado. O que existe é um processo que muitas vezes está errado. Daí a importância das práticas baseadas em evidência para a segurança do paciente”, explicou.

Cerca de 40 profissionais acompanharam a palestra, lotando o auditório em Osasco

James também apontou que a segurança do paciente depende da cultura corporativa no ambiente hospitalar e que essa cultura pode e deve ser transformada de forma a melhorar a qualidade da assistência e consequentemente a segurança do paciente. “Quando falamos em condições de qualidade, ela envolve a cultura do profissional de enfermagem. Qualidade está ligada à cultura e à segurança do paciente. Quando o enfermeiro da qualidade quer colher indicadores, é um trabalho que impacta positivamente na rotina assistencial de toda a equipe. Todos os componentes da equipe estão ligados a esse trabalho”, colocou.

A segunda palestra, ministrada pela conselheira Cláudia Satiko, foi sobre as seis metas internacionais para a segurança do paciente: Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.

A conselheira Cláudia Satiko deu uma aula sobre as seis metas internacionais para a segurança do paciente

Cláudia detalhou cada uma das metas, citando ações que podem ser realizadas para que se alcance cada uma das metas. Um dos dados trazidos por Cláudia que mais chamaram a atenção foi o fato de 70% dos erros assistenciais terem relação com os erros de comunicação efetiva. “Outro dado é que 50% das falhas nos países desenvolvidos têm relação com as cirurgias”.

Um dos pontos de atenção colocados pela conselheira foi em relação aos erros envolvendo medicamentos. “É fundamental que os medicamentos que tragam maiores riscos sejam bem indicados, com tarjas vermelhas. É importante que as embalagens sejam diferentes, de forma a diferenciarmos os medicamentos”.

Após as palestras, o presidente do Coren-SP ainda fez o sorteio de 10 vouchers de pós-graduação para enfermeiros na empresa “DNA Pós”.

Galeria de imagens

Saiba mais