Presidente do Coren-SP cobra das autoridades e do poder público garantia de EPIs para a enfermagem

O Coren-SP está acompanhando a atuação da enfermagem no combate à Covid-19 e, também, acolhendo as demandas dos profissionais do estado. Uma das preocupações da autarquia é que a categoria tenha condições adequadas para a prestação de uma assistência segura à população e para os próprios trabalhadores, que atuam na linha de frente da saúde. Pensando nesta realidade, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, percorreu na tarde desta segunda-feira (16/3), órgãos públicos e entidades representativas da área da saúde, para alertar as autoridades sobre a importância da garantia dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

Presidente Renata Pietro protocolou ofício na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Ela esteve na sede da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e entregou ao presidente Edson Rogatti um ofício solicitando apoio na sensibilização das instituições de saúde para a oferta de EPIs aos profissionais. “Essa é uma preocupação da Fehosp. Já entramos em contato com o Ministério da Saúde para tratar do assunto e o Coren-SP pode contar com nosso apoio”, disse Rogatti. 

Presidente do Coren-SP fez um apelo ao presidente da Fehosp, Edson Rogatti, pela sensibilização das instituições em prol da segurança da enfermagem

No ofício, que também foi protocolado nas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e na Câmara dos Vereadores de São Paulo, a presidente expõe que “é necessário que o poder público garanta o acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para que os profissionais de enfermagem, que estão na linha de frente do atendimento, não corram riscos de contaminação ao entrar em contato com os pacientes que procuram os serviços de saúde”. Ela ainda frisa que “a enfermagem é a categoria responsável pela Classificação de Risco nas instituições, tendo o primeiro contato com as pessoas, momento em que são identificados os casos suspeitos. Dessa forma, é imprescindível que esses profissionais estejam protegidos”.

Ofício protocolado na Câmara Municipal, no gabinete do presidente da casa de leis Eduardo Tuma

Presidente Renata Pietro protocolando ofício na Secretaria Estadual de Saúde

A presidente registrou no documento a lista de EPIs preconizada pelo Ministério da Saúde, no Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus, conforme descrição a seguir: 

  • higiene das mãos com preparação alcoolica frequentemente;
  • gorro;
  • óculos de proteção ou protetor facial (podem ser reutilizados mediante higienização correta);
  • máscara (deve ser substituída assim que se tornar úmida e não pode ser reutilizada);
  • avental impermeável de mangas longas (deve ser removido e descartado após a realização do procedimento e antes de sair do quarto do paciente ou da área de assistência);
  • luvas de procedimento (devem ser trocadas durante o contato com o paciente, se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando esta estiver danificada. Não podem ser reutilizadas);
  • máscaras de proteção respiratória (respirador particulado) com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ (tipo N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3), sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis como, por exemplo, intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias. Para realização de outros procedimentos não geradores de aerossóis, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.

Ao finalizar o ofício, Renata Pietro faz um apelo às autoridades, para que garantam as condições necessárias para um atendimento seguro aos profissionais e pacientes. “Seguiremos percorrendo as representações dos poderes Executivo e Legislativo para mostrar a necessidade de valorização da enfermagem e da segurança na assistência”, afirmou. 

Confira na íntegra os ofícios protocolados: 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE 

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 

FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS BENEFICENTES DO ESTADO DE SÃO PAULO (FEHOSP)