Presidente do Coren-SP aborda protagonismo da enfermagem em audiência pública na Câmara de Lins

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), a enfermeira Renata Pietro, está cumprindo uma intensa agenda em Lins até esta terça-feira (26). Além de reuniões em diversas instituições de saúde na cidade, Renata quebrou paradigmas ao participar de uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal na noite de ontem (25).

Em seu discurso, Renata destacou o papel de aproximação que sua gestão vem buscando com os profissionais de enfermagem e com a sociedade, em prol de uma assistência segura para todos. “Estamos percorrendo o território paulista para ouvir a enfermagem e a partir dessa relação, estabelecer diretrizes de atuação para que o Conselho represente, de fato, os anseios da categoria no que se refere ao seu escopo e, também, à luta por mais valorização e reconhecimento”, destacou ela em seu discurso.

Temas de abrangência nacional, como as propostas da nova Política Nacional de Saúde Mental e da reforma da previdência, cujos textos são preocupantes ao prever retrocessos para toda a população, também têm impacto direto no cotidiano da enfermagem e da assistência à população. Ao precarizarem, respectivamente, formas de tratamento e da aposentadoria, comprometem a qualidade de vida tanto dos mais de 500 mil profissionais de enfermagem do estado como de toda a sociedade, que está diretamente ligada aos serviços de saúde.

No que tange diretamente à segurança do paciente, a presidente do Coren-SP destacou a tanto existência de protocolos de ações, procedimentos de higienização e de troca de plantões quanto a participação do indivíduo na construção de seu tratamento e processo de cura.

A presidente do Coren-SP conclui esta etapa de ações em Lins, certa de que o trabalho árduo e contínuo são a base da excelência na saúde. “Seguiremos lutando contra a precariedade da saúde, por melhores condições de trabalho, bem como pela dignidade e autonomia. São tempos de União, Trabalho e Valorização”.

A audiência completa pode ser conferida aqui.

Como posso ajudar?