Presidente do Coren-SP aborda ética e legislação na prevenção de lesões por pressão em simpósio do Hospital Nove de Julho

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, palestrou nesta quarta-feira (8/11) sobre aspectos éticos e legais na prevenção de lesões por pressão para profissionais de enfermagem do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

A atividade faz parte do “2º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão”, que conta também com a discussão de temas como prevenção de lesão por pressão em neonatos e crianças e práticas de segurança do paciente, entre outros.

Dezenas de profissionais de enfermagem de todo o país acompanharam a explanação

James destacou que o risco de danos é inerente à prática da enfermagem, mas que o dano deve ser evitado com o gerenciamento dos riscos. “O que nós fazemos hoje não é tratar lesão com pressão, mas sim evitar que os riscos apareçam”.

Ele também citou legislações como a do exercício profissional (Lei 7.498/1986) e o código de ética dos profissionais de enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017) para embasar os aspectos de observação e prevenção a situações de negligência, imperícia ou imprudência.

Presidente James Santos foi recepcionado pela enfermeira estomaterapeuta Paula Jardim

“Quando a gente aprimora os nossos conhecimentos, as nossas habilidades e as nossas atitudes, nós temos resultados suficientes e equivalentes a produzir uma assistência de qualidade e segura ao paciente”, destacou James, relacionando essa necessidade também à consulta pública aberta até o próximo dia 20 de novembro sobre o ensino a distância integral na formação da enfermagem, o que configura um risco à assistência e à segurança dos pacientes e dos profissionais.

Saiba mais: