Presidência do Coren-SP acompanha ações dos Hospitais de Campanha

A presidência do Coren-SP segue acompanhando a atuação da enfermagem nas instituições de saúde de São Paulo, para verificar as condições de segurança da assistência no âmbito da pandemia de Covid-19, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. Na última quarta-feira (22/4), o presidente em exercício, Cláudio Silveira, e a primeira-secretária, Eduarda Ribeiro, estiveram no Hospital de Campanha do Anhembi. Eles foram recebidos pela enfermeira Elizabete Mitsue Pereira, que é a responsável por gerenciar a implantação e o monitoramento dos 1.500 leitos do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), contratado pela Prefeitura de São Paulo.

A primeira-secretária, Eduarda Ribeiro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira

Na ocasião, os representantes do Coren-SP estiveram em todos os setores do hospital, tendo a oportunidade de dialogar com a enfermagem. Também acompanharam todos os fluxos que envolvem os profissionais, desde a entrada e entrega da paramentação; passando pelos vestiários, setores da assistência – laboratórios, leitos, sala de tomografia, expurgo e esterilização – até a desparamentação. “Fizemos questão de verificar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, também, os protocolos de desparamentação, uma vez que são recorrentes relatos de profissionais que se contaminam nesse processo”, afirmaram os representantes do Coren-SP, Cláudio Silveira e Eduarda Ribeiro.

Conselheira Eduarda Ribeiro acompanhou de perto o trabalho da enfermagem nas áreas de internação do Hospital de Campanha do Anhembi

Ao perguntarem sobre essa questão, eles foram levados para a sala de desparamentação, um amplo saguão que conta com profissionais de enfermagem treinados para auxiliar os colegas na retirada de EPIs, reduzindo qualquer chance de contaminação.

A enfermeira Elisabete Mitsue também relatou que a enfermagem tem tido papel fundamental na humanização do atendimento aos pacientes do Covid-19. Foi implantado no Hospital do Anhembi um sistema de comunicação via tablet, para que as pessoas com Covid-19 possam manter contato com a família.

Como posso ajudar?