Presidência aborda dimensionamento de enfermagem com Secretário da Saúde de São Paulo

A gestão 2018-2020 vem trabalhando para aproximar o Coren-SP da enfermagem em todo o estado e, também, promover o diálogo com gestores de saúde, visando condições adequadas para a prática profissional segura. Na última segunda-feira (3/2), a presidente Renata Pietro e o vice Cláudio Silveira realizaram uma reunião com o secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos.

Cláudio Silveira, Edson Aparecido e Renata Pietro

Na ocasião, a presidência falou sobre a importância da enfermagem no SUS e apresentou as demandas da categoria, entre elas, o dimensionamento das equipes, fator fundamental para uma assistência segura à população. ”Embora a fiscalização do Coren-SP aborde a questão do dimensionamento e das escalas de enfermagem com os enfermeiros Responsáveis Técnicos, durante as inspeções, sabemos que em muitos casos a adoção de medidas não depende apenas deles. Por isso, temos buscado o diálogo com os gestores de saúde dos municípios e das instituições”, disse Renata.

O secretário Edson Aparecido destacou o empenho do Coren-SP na representação da categoria. “Foi muito importante ter recebido a Renata, nós temos mantido um diálogo bastante frequente com o Coren-SP. Os profissionais da enfermagem têm um papel imprescindível na saúde pública da nossa cidade e, com a visita do conselho, nós pudemos traçar algumas prioridades, como, por exemplo, a questão da capacitação profissional”.

De acordo com a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino, “as inspeções realizadas pelos fiscais nas instituições são fundamentais para detectar questões relacionadas ao dimensionamento e déficit de profissionais e subsidiar esse diálogo entre a direção do Coren-SP e as instituições”.

Coronavírus

A presidência também manifestou ao secretário de saúde a sua preocupação em relação à segurança dos profissionais de enfermagem, que atuam na linha de frente do atendimento, em um contexto de disseminação do coronavírus. Edson Aparecido explicou que nesta terça-feira (4), haverá treinamento presencial de profissionais de saúde sobre fluxo de notificação e atendimento específicos em casos suspeitos de coronavírus.

O treinamento incluirá informações como situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A intenção é que os profissionais em treinamento disseminem as informações sobre as melhores práticas a serem adotadas em casos suspeitos. A Prefeitura de São Paulo está monitorando o tema desde o início de janeiro, quando iniciou a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde. “É absolutamente importante que a gente possa fazer um trabalho de orientação com os nossos profissionais, para que, assim, possamos passar toda informação, oferecer suporte e respaldo necessários para melhor atenderem a população”, afirmou Edson Aparecido.

Como posso ajudar?