Prêmio Victória Secaf homenageia profissionais que marcaram gerações da enfermagem paulista

Um momento de homenagens muito especiais marcou a noite de quinta-feira (7): o Coren-SP promoveu a primeira edição do Prêmio Victória Secaf, realizado no campus Vergueiro da Uninove, na capital.

O evento de gala, que contou com cerca de 350 pessoas presencialmente e transmissão online pelo YouTube do Coren-SP e pelo Cofenplay, premiou 20 profissionais que deram contribuições técnicas e científicas relevantes à enfermagem brasileira.

“É uma honra muito grande estar aqui neste dia. Estabelecer este prêmio significa manter viva a memória da enfermagem brasileira. Victória Secaf é hoje uma imortal da nossa enfermagem, o legado iniciado por ela é perpétuo nas estruturas de nossa profissão. A indicação de cada um dos homenageados de hoje foi feita com muito carinho por cada um dos nossos conselheiros”, colocou o presidente do Coren-SP na abertura da premiação. Victória Secaf (1932-2018) foi a primeira presidente do Coren-SP, a partir de 1975.

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, assistiu à premiação e também participou da mesa de abertura. Ela destacou a importância do sistema Cofen/Corens para o desenvolvimento da enfermagem brasileira nos últimos 50 anos: “Já imaginaram a união de todos os poderes da enfermagem? É isso o que a gente vem fazendo há 50 anos em nosso sistema e é um trabalho árduo. No Brasil, por exemplo, a Sistematização da Assistência de Enfermagem só ocorreu com a criação do Cofen e dos respectivos Conselhos Regionais e a maturidade e experiência que o sistema adquiriu deram à enfermagem o status da manutenção do cuidar”.

Além de James e Betânia, participaram do dispositivo de honra o presidente do SinSaúdeSP, Jeferson Caproni; a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Claudia Maria Afonso de Castro; o coordenador estadual do Podemos, Gabriel Melo; o vereador Marlon Luz; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, Rodrigo Romão e a coordenadora da graduação em enfermagem da Uninove, Claudia Cristina Soares.

Uma das sobrinhas de Victória Secaf, Paula Secaf, foi a primeira a receber uma homenagem, representando a tia que deu nome à premiação.

“A família Secaf agradece profundamente a todos que criaram este prêmio e muito nos encheu de alegria. Nossos parabéns aos homenageados que não desistiram e continuaram com a produção científica. Uma das diretrizes deixadas por minha tia foi a de jamais abrir mão da verdade e usar a ciência como forma de saber. Ela foi uma apaixonada pela ciência, pela educação e pela comunicação. Segunda ela, não bastava saber e sim saber e divulgar, garantindo assim a socialização do saber. Tia Victoria, te amei, amo e amarei”, colocou Paula, emocionada.

Dentre as homenageadas, estão as ex-conselheiras do Coren-SP Paulina Kurcgant, professora emérita da USP, e Tamami Ikuno, falecida em outubro de 2022 e representada por sua filha, Leila. A informação foi divulgada com exclusividade pela coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Os profissionais homenageados nesta primeira edição do Prêmio Victória Secaf foram:

Alba Lúcia Bottura Leite de Barros
Camila Takao Lopes
Fumico Sonoda
Genileide Guedes de Abreu
José de Mora
José Isaias Costa Lima
Kátia Stancato
Kazuko Uchikawa Graziano
Magda Cristina Queiroz Dell Acqua
Márcia de Souza Moraes
Maria Belén Salazar Posso