Poder, liderança e responsabilidade do enfermeiro RT são temas de evento na sede do Coren-SP

Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) de diversos serviços de saúde do estado de São Paulo participaram de uma conversa com as conselheiras e professoras Maria Cristina Massarollo e Paulina Kurcgant na sede do Coren-SP, nesta quinta-feira (14/3).

Maria Cristina Massarollo propôs uma reflexão no início do evento: “qual o significado da liderança para você e na instituição onde você trabalha?”, questionou

O evento “Dialogando com RTs: competências ético-políticas do enfermeiro e a liderança” tratou do papel dos enfermeiros Responsáveis Técnicos como líderes de equipe.

Durante a abertura da atividade, a conselheira Maria Cristina Massarollo destacou a necessidade de os profissionais conhecerem o Código de Ética para não correrem o risco de incorrerem em infrações. “Temos observado que muitas situações que chegam ao Coren-SP denotam desconhecimento ou desvalorização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem”, disse.

Logo no início da atividade a conselheira também propôs uma reflexão que serviu como fio condutor das discussões subsequentes. “Qual o significado da liderança para você e na instituição onde você trabalha?”, questionou Massarollo.

Paulina Kurcgant destacou que o enfermeiro RT detém poder e que esse poder carrega consigo uma grande responsabilidade

Em sua fala, Paulina Kurcgant deu bastante destaque à questão do poder e da responsabilidade do enfermeiro RT.

“A Resolução do Cofen que trata do papel do RT (509/2016), bem como toda a legislação que regulamenta a enfermagem deixam claro que o RT tem poder. E quanto maior o poder que temos, maior também é a nossa responsabilidade, não há dúvidas quanto a isso”, pontuou a conselheira.

Em relação ao desconhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do Código de Ética, Paulina destacou que os profissionais que cometem infrações éticas são muitas vezes punidos por um Código que eles próprios desconhecem. “É assustador o quanto o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é desconhecido. O fato de o profissional desconhecê-lo não o impede de ser punido em caso de infração ética”, colocou.

O próximo encontro com enfermeiros RT organizado pelo Coren-SP está previsto para junho, em local a ser definido.

 

Como posso ajudar?