Plenária do Cofen reprova 13 cursos de Enfermagem

A plenária do Cofen acatou por unanimidade, nesta segunda-feira (9/4), pareceres da Comissão de Avaliação MEC/Cofen reprovando treze cursos superiores de Enfermagem. Todos os cursos avaliados apresentaram irregularidades em um ou mais aspectos, incluindo a carga horária, tempo de integralização, campos de estágio e problemas na oferta de disciplinas práticas e relacionadas à Ética Profissional.

“Constatamos o descumprimento das normas estabelecidas pelo próprio MEC”, resume a conselheira federal Dorisdaia Humerez, coordenadora da comissão. “Há situações em que a matriz curricular apresentada pela Instituição de Ensino Superior menciona estágio curricular em ‘fisioterapia’, para um curso de Enfermagem, evidenciando o total descaso”, pontuou.

Os pareceres da comissão Cofen/MEC consideraram, ainda, a adequação do número de vagas ofertadas às necessidades da região. “O desequilíbrio entre o número de vagas e a capacidade de absorção do município compromete a empregabilidade dos egressos e a própria formação, que exige campos para estágio e disciplinas práticas”, afirmou a conselheira relatora.

Fruto de termo de cooperação firmando com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela autorização dos cursos, a avaliação do Cofen tem caráter consultivo. “Entendemos que também é responsabilidade do Conselho, em sua missão de zelar pela sociedade, acompanhar a formação dos profissionais e jamais se omitir diante das irregularidades encontradas”, afirmou o conselheiro Antônio Coutinho, justificando o voto pela aprovação dos pareceres.

Como posso ajudar?