Piso salarial: Presidente e conselheiros participam de ato em Minas Gerais

O sistema Cofen-Coren está se mobilizando pela aprovação do PL 2564/2020, que estabelece um piso salarial para os profissionais de enfermagem. Nesta segunda-feira (7/6), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e o conselheiro coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), Luciano Santos, participaram de ato em Minas Gerais, ao lado da presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia dos Santos, presidentes de 23 Regionais de Enfermagem, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde, deputados federais e estaduais, além de lideranças sindicais, de associações, entre outras associações.

Conselheiro Luciano Santos, presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e presidente do Coren-BA, Jimi Hendrex Medeiros de Sousa

A ação foi realizada na sede do Coren-MG, em Belo Horizonte. Em seu discurso, o presidente do Coren-SP destacou a importância da mobilização. “Esse é um movimento de toda a enfermagem brasileira. Somos mais de dois milhões de profissionais e temos condições de mudar a nossa realidade. Os parlamentares devem entender que a aprovação do piso salarial é uma questão de dignidade, justiça social e melhoria do sistema de saúde”, disse James Francisco dos Santos.

Representantes do sistema Cofen-Corens e demais entidades na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O presidente do Coren-MG, Bruno Farias, também destacou a urgência da aprovação do PL. “Chega de discurso de merecimento e sofrimento da enfermagem que serve apenas como conforto. Precisamos efetivamente é de apoio dos políticos e da sociedade para o devido reconhecimento salarial e carga horária digna de trabalho aprovados em lei. Estamos juntos nesta luta que é de todos nós. O Sistema Cofen/Corens empenhado na conquista dos direitos históricos da enfermagem até a conclusão do piso e da jornada em todas as casas legislativas”, reforçou na abertura do evento.

Presidente James Francisco dos Santos em pronunciamento no Coren-MG

Para Luciano Santos, conselheiro do Coren-SP e coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), a categoria não pode perder essa oportunidade e precisa se unir. “Não podemos mais esperar. Agora é a hora. A enfermagem precisa se unir e cobrar que os senadores pautem a aprovem o PL que prevê piso salarial para categoria e jornada de 30 horas semanais”.

Após primeira parte do evento, em que várias lideranças falaram em nome dos profissionais da enfermagem, será entregue no escritório de apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o pedido URGENTE de votação e aprovação do PL 2564/2020.