PGQ começa nova etapa com Oficinas Melhores Práticas

Uma das mais ambiciosas metas do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) é solidificar uma constante busca pela qualidade, que redundará em aperfeiçoamento e capacitação, não apenas do Conselho,como também da categoria como um todo. A grande ferramenta para alcançar o melhoramento tem sido o Programa Gestão com Qualidade (PGQ), que agora inicia mais uma etapa, a de número 4, “Oficinas Melhores Práticas”.

De acordo com o idealizador do programa, Enfermeiro Sérgio Luz, ele foi criado com o objetivo de apoiar o Responsável Técnico (RT) na gestão dos Serviços de Enfermagem da instituição. Ao todo, o PGQ possui cinco sistemas de atuação:

Sistema 1 – Grupos de Estudos;
Sistema 2 – Prêmio COREN-SP de Gestão;
Sistema 3 – Curso para Auditores e RTs;
Sistema 4 – Oficinas Melhores Práticas;
Sistema 5 – SEPAGE – Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem.

No dia 24 de junho, foi iniciado o Sistema 4 – Oficinas Melhores Práticas, com a Oficina 1 – Regimento: Como Elaborar, ministrada por Luz.
As Oficinas têm por finalidade apresentar “cases” (casos específicos estudados a fundo, servindo como modelo para implementação) de temas focados na gestão.

Os temas e os profissionais convidados são definidos em conjunto com a Gerência de Fiscalização (GEFIS) do COREN-SP. Para facilitar o aprendizado e em virtude dos exercícios práticos, ficou estabelecido o total de 30 responsáveis técnicos por período (matutino/vespertino).

“A formação dos grupos ocorre por meio de convite direcionado. Porém, caso você, Responsável Técnico pelo Corpo de Enfermagem da instituição, sinta necessidade em participar de alguma oficina, entre em contato conosco (pgq@coren-sp.gov.br) para que possamos
avaliar a possibilidade de inclusão”, esclareceu Luz, que atualmente é assessor em Desenvolvimento Institucional do COREN-SP e responsável pelo Programa.

“Nosso compromisso é dar o estímulo e apoio necessário ao RT, para que o serviço de Enfermagem da instituição possa, por meio de uma boa gestão, atingir os resultados que levem à valorização e crescimento da Enfermagem”, afirmou o presidente do COREN-SP, Claudio Porto.

Abaixo, o cronograma das Oficinas de Melhores Práticas previstas para os próximos meses:

Responsáveis técnicos em trabalho de grupo
na Oficina 1 – Regimento

Enfermeiro Sérgio Luz, assessor em