Pesquisadores descobrem gene que pode ajudar a prever câncer de mama

Cientistas norte-americanos identificaram um gene que pode ajudar a prever o aparecimento de formas agressivas do câncer de mama. Esse trecho de DNA está associado ao controle da multiplicação das células, e defeitos nele aparentemente levam à metástase. A pesquisa, coordenada por Nigel Crawford, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, aparece na edição desta semana da revista científica americana PNAS. O gene em questão, conhecido pela sigla Brd4, contém o código para a produção de uma proteína já suspeita de participar na cadeia de eventos que levam ao câncer de mama, a forma mais comum da doença entre mulheres. O câncer pode ser definido, grosso modo, como um descontrole do processo de multiplicação e especialização das células que ajuda nosso organismo a funcionar. As células cancerígenas, por assim dizer, não sabem quando parar: multiplicam-se a esmo e não adquirem as características adequadas a seu papel no organismo, e por isso são nocivas. Era de se esperar que o Brd4, cujo papel é justamente ajudar a regular esse processo para que nada saia errado, estivesse relacionado ao processo que desemboca no câncer.