Pesquisadores anunciam produção de células-tronco sem destruir embrião

Cientistas norte-americanos anunciaram ontem, dia 10, a produção de células-tronco embrionárias sem a necessidade de destruir o embrião. A descoberta, feita pelo Advanced Cell Technology (ACT), de Massachusetts (EUA), pode ser mais um caminho para que as pesquisas com células-tronco evoluam sem esbarrar em questões éticas. Isso porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião, o que gera inúmeras críticas. No ano passado, dois grupos de cientistas de Japão e Estados Unidos conseguiram criar células-tronco por meio de células da pele. A comunidade científica mundial viu o anúncio ainda com ceticismo. Há dois anos, a mesma empresa já havia divulgado o mesmo feito, o que gerou polêmica. Na época, a empresa teve que fazer um desmentido público, informando que os embriões haviam sido realmente destruídos, e que a divulgação errada foi em virtude de omissão no texto original.