Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará avaliará comportamento sanitário dos profissionais da linha de frente. Participe!

A pesquisadora Manuela de Mendonça Figueiredo Coelho, da Universidade Federal do Ceará, está realizando pesquisa com o tema “O comportamento sanitário dos profissionais de enfermagem em tempos de pandemia”, de abrangência nacional. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o Instituto Fluir também estão envolvidos no estudo.

O estudo transversal tem como proposta central investigar como se encontra o padrão urinário e evacuatório dos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19.

Para dar sua contribuição à pesquisa, basta preencher este questionário online.

A pesquisadora responsável reflete sobre as dificuldades de gerenciamento e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), além da adoção de comportamentos que trazem prejuízo a saúde urinária e intestinal dos profissionais da saúde durante assistência aos pacientes com COVID-19. Segundo ela, diversos estudos relacionados aos processos de trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores da saúde durante a pandemia têm sido realizados.

Entretanto, ainda não existem publicações sobre o impacto da rotina de trabalho durante a pandemia sobre os padrões eliminatórios dos profissionais, mais especificamente da equipe de enfermagem. Assim, devido às condições exaustivas de trabalho durante a pandemia da COVID-19 e o uso ininterrupto dos EPIs, Manuela questiona: Como se encontra o padrão urinário e evacuatório (comportamento sanitário) de profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente da COVID-19?

Serão incluídos no estudo profissionais que estejam atuando na linha de frente da pandemia da COVID-19. Serão excluídos profissionais menores de 20 anos bem como as que não preencherem o questionário de forma completa.