Pesquisa traçará perfil da enfermagem brasileira

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai dar início ao que pode se tornar o retrato mais fiel da enfermagem já realizado no país. É a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, coordenada pela diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS) e pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado, e resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (sistema COFEN/CORENs), a Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) e o Ministério da Saúde. Segundo Maria Helena, a pesquisa, que deverá durar cerca de um ano e meio, tem como objetivo central analisar a situação atual da enfermagem no país, buscando conhecer a sua dinâmica no recente contexto sócio-econômico e político brasileiro. “Esta pesquisa é uma demanda muito antiga das três entidades nacionais da corporação de enfermagem [ABEn, COFEN e FNE] e nossa, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da ENSP, que anseia em fazer o perfil da enfermagem no Brasil. A enfermagem é uma corporação de extrema relevância para o SUS. O Ministério da Saúde também está muito interessado em ter este Perfil”, afirmou a coordenadora geral da pesquisa. O projeto deve, ainda, construir o perfil das três categorias profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) – considerando características sócio-econônicas, da formação e desenvolvimento profissional, da inserção no mundo do trabalho e de sua a participação sócio-política – além de analisar a atual dinâmica do mercado de trabalho da enfermagem no Brasil e apontar tendências e perspectivas para a enfermagem brasileira. A pesquisa é uma iniciativa inédita no Brasil e na América Latina.