Pela valorização: Coren-SP, sindicatos e associações fazem ato em Campinas dia 15/5

A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância da enfermagem na linha de frente da assistência e como a categoria é fundamental para o acesso à saúde e, também, trouxe à tona necessidade de valorização e garantia de direitos básicos. Para conscientizar a sociedade sobre esse cenário e conquistar apoio a essa agenda de reivindicações, o Coren-SP, juntamente com a ABEn, Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Municipal de Campinas, Sinsaúde, Conselho Municipal de Saúde de Campinas, STU e Associação dos Docentes da Unicamp realizarão um ato na praça Arautos da Paz, em Campinas, em meio à programação da Semana da Enfermagem 2021. Na pauta, estão a aprovação de um piso salarial nacional, jornada de 30 horas semanais, defesa do SUS e mais respeito à enfermagem.

O movimento também publicou uma carta aberta à população, que detalha a suas reivindicações:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
ENFERMAGEM EXIGE DIREITOS E RESPEITO
Trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem brasileira se mobilizam em maio para exigir o atendimento de antigas reivindicações da categoria, que há décadas são adiadas pela classe política, o que mostra o total desrespeito aos mais de 2 milhões de profissionais do país. Essa indiferença das autoridades significa, também, ignorar e desrespeitar a população que depende dos serviços dos profissionais da saúde.
A Enfermagem que enfrentou a pandemia Covid-19 sem medir esforços e riscos para salvar vidas é a mesma que ainda luta por um piso salarial. Uma vergonha e uma indignidade que uma categoria tão essencial tenha que lutar por direitos básicos e dignidade!
Estamos em luta por antigas pautas que necessitam do apoio de toda a sociedade para que a enfermagem saia da ala do esquecimento, no que diz respeito à pauta dos políticos de Brasília e de gestores de todo o Brasil.
Em Campinas, convidamos a comunidade para se envolver com os debates sobre a injusta situação dos trabalhadores da Enfermagem. Participe, acompanhe os debates nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso ato simbólico, no dia 15 de Maio, na Praça Arautos da Paz, em Campinas.
As principais reivindicações da Enfermagem continuam sendo o piso salarial, a jornada de 30 horas, regulamentação da categoria profissional, aposentadoria especial , condições de trabalho, plano de carreira, descanso digno e defesa do SUS.
A Enfermagem que sempre cuida de todos, hoje pede seu apoio para nos ajudar na luta para salvarmos os nossos direitos.
ENFERMAGEM EM LUTA POR DIREITOS E RESPEITO!
Divulgue pra sua família, amigos,trabalhadores e população em geral.

MOBILIZA ENFERMAGEM!!!