Paulo Cobellis deixa legado de 45 anos de luta pela ética na enfermagem

Com uma longa trajetória na enfermagem, o professor Paulo Cobellis, falecido no dia 14 de julho, acumulou décadas em defesa da categoria

Na noite desta quinta-feira, 14 de julho de 2022, faleceu o enfermeiro e professor Paulo Cobellis Gomes.

Ele foi um grande expoente acadêmico da enfermagem, tendo completado em vida mais de 45 anos de dedicação à profissão.

Paulo Cobellis Gomes, em 2014, durante evento das Câmaras Técnicas do Coren-SP

Após concluir sua graduação iniciada em 1976 na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Cobellis se especializou em pediatria e puericultura e se tornou mestre em enfermagem pediátrica e pediatria social e doutor em ciências, e se dedica ao ensino superior há quase quatro décadas. Como enfermeiro assistencial, trabalhou na prefeitura de São Paulo e na Casa de Saúde Santa Marcelina, onde também deu aulas na graduação.

Cobellis foi também referência em toda a trajetória do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e na regulamentação da profissão. No fim dos anos 1970, ele participou do grupo que elaborou o primeiro Código de Ética da enfermagem brasileira, contribuindo para a formação da identidade profissional da classe.

Paulo Cobellis durante palestra na sede do Coren-SP em 2019, em sua última passagem como conselheiro

Ao longo de sua carreira, Paulo Cobellis teve uma atuação importante no sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Antes de ser conselheiro efetivo na gestão 2015-2017 e segundo-secretário de 2018 a 2020, ele ocupara a função de vice-presidente por duas gestões, entre 1988 a 1993. O professor também presidiu a seção paulista da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de 2001 a 2004 e foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, de 2002 a 2005.

Como profissional que sempre defendeu a enfermagem como missão de vida, Paulo Cobellis foi homenageado pelo Coren-SP em dezembro de 2019, quando reiterou toda sua fé na profissão e na diferença que ela fazer na vida dos pacientes: “Tudo o que sempre busquei foi ajudar a humanidade. Acredito demais na enfermagem. São mais de 40 anos envolvidos nesse processo de trabalho, então realmente acredito que a enfermagem pode fazer essa diferença”, discursou ele, conhecido por nunca ter perdido o otimismo quanto ao futuro da categoria e da saúde da população.