Papel dos profissionais de nível médio e exposição fotográfica virtual marcam último dia da Semana da Enfermagem 2021

A Semana da Enfermagem 2021 do Coren-SP em parceria com a ABEn-SP chegou ao fim nesta quinta-feira (20/5) com três atividades transmitidas gratuitamente e ao vivo pelo canal do Coren-SP no YouTube.

A primeira dessas atividades foi a palestra “Exercício profissional do técnico e do auxiliar de enfermagem no enfrentamento à Covid-19: olhar único e aprimorado”. A palestra foi moderada pelo conselheiro Djalma Vinicius Maiolino de Souza Rodrigues e ministrada pela segunda-tesoureira do Coren-SP, Virgínia Tavares.

Conselheiros do Coren-SP Virgínia Tavares e Djalma Rodrigues conduziram uma das atividades

Virgínia atua como auxiliar de enfermagem na UTI do Hospital das Clínicas da USP, na capital, um dos principais centros de referência na assistência aos pacientes de Covid-19 do Brasil. Como profissional que está desde o início da pandemia na linha de frente da assistência, ela falou sobre temas como o papel dos profissionais de enfermagem no momento da entubação de pacientes: “A todo momento nos colocamos empáticos com os pacientes, como se eles fossem nossos próprios parentes. O tempo todo promovemos uma confiança e um conforto para o paciente, para que ele se sinta seguro na medida do possível. Muitas vezes seguramos nas mãos daquele paciente, porque naquele momento vai ser um cessar da vontade dele e as decisões serão tomadas por ele pela enfermagem e pela equipe multi, pois ele não poderá mais falar seus anseios”.

A conselheira também falou sobre a mudança de cenário dos profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem a partir da pandemia. “O auxiliar e o técnico têm que se sentir parte do processo de enfermagem, eles fazem parte desse processo. O caos da pandemia escancarou a dura realidade de trabalho desses profissionais. Os profissionais ganharam um reconhecimento, mas enfrentam os desafios de estar na linha de frente durante um momento crítico para o sistema de saúde. Somos colocados como heróis pela sociedade, mas não somos heróis, somos vidas cuidando de vidas. Não somos máquinas, apesar de termos sido preparados para enfrentar esse cenário. Esse tipo de desafio já está enraizado no ‘ser enfermagem’. O reconhecimento que queremos como linha de frente é que nos enxerguem no real valor que temos e para que isso aconteça, nós temos que nos reconhecer nesse valor”, afirmou.

Ao final da palestra, o conselheiro Djalma reiterou a importância dos técnicos e auxiliares de enfermagem na equipe multiprofissional de saúde. “Foi uma palestra emocionante que demonstrou a importância de ter o técnico e o auxiliar na equipe de enfermagem. Esses profissionais, ao lado dos enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e demais, formam um todo, uma equipe coesa para o cuidado do paciente”, disse.

O dia 20/5 da Semana da Enfermagem 2021 também contou com uma atividade cultural. O assessor de imprensa do Coren-SP, Alexandre Moitinho, moderou a Mostra Virtual de fotos e debate “Os bastidores da linha de frente da Covid-19”, com apresentações das fotógrafas Marília Quinderé e Rafaela Araújo, que fizeram registros dos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19. Suas fotografias ficaram expostas na estação do Metrô Clínicas, de São Paulo.

Apresentação da Mostra Virtual de fotos e debate: Os bastidores da linha de frente da Covid-19

A cearense Marília é fisioterapeuta e usou a fotografia como forma de expor à sociedade a rotina dos profissionais de saúde neste momento tão complexo. “Foi uma forma de mostrar à sociedade nossa luta cotidiana contra o vírus e a miscelânea de sentimentos que nos atravessam a alma neste momento.

Durante a exibição de suas fotos, Marília enfatizou a importância de seus colegas de trabalho no momento atual: “Os meus companheiros de trabalho são as pessoas com quem tenho maior vínculo. Criei um vínculo muito forte com eles, que me dão força”, disse.

Fotografia: Rafaela Araújo

Rafaela, que mora em Salvador, também apresentou suas fotos comentando sobre cada uma delas e sobre o que a inspirou na hora do registro. “Procurei mostrar a rotina deles durante esse combate contra a pandemia. Tive a oportunidade de acompanhar alguns plantões aqui em Salvador, em unidades onde pessoas contaminadas se tratam. O objetivo real dessa minha documentação foi mostrar o trabalho deles e o desgaste que estavam vivendo a cada dia”, afirmou ela, que chegou a ficar 12 horas em um plantão acompanhando os profissionais de saúde.

Rafaela se impressionou com o companheirismo entre os profissionais da equipe multidisciplinar de saúde. “Me impressionou muito esse companheirismo, essa união entre diferentes profissionais para vencer o vírus”, contou.

As transmissões online estão disponíveis no acervo do canal do Coren-SP no YouTube e podem ser vistas a qualquer momento.