Papel da Enfermagem é discutido em evento do COREN-SP na Alesp

Uma noite de homenagens, mas também de discussões sobre os principais desafios que englobam a atuação da Enfermagem, como a aprovação do projeto de Lei que regulamenta as 30 horas, o estabelecimento do piso da categoria, o financiamento do SUS e a importância de maior engajamento político e social da categoria. Foi assim a cerimônia realizada pelo COREN-SP, segunda-feira (18/5), no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho; o vice-governador Márcio França; o presidente da Alesp, Fernando Capez; a deputada federal Carmen Zanotto e o secretário de Estado da Saúde, David Uip

Tendo como tema “A Enfermagem em Defesa do SUS”, o encontro teve a presença da deputada federal Carmen Zanotto, do vice-governador Márcio França, do secretário de Estado da Saúde David Uip, da presidente do COREN-SP Fabíola de Campos Braga Mattozinho e do presidente da Alesp Fernando Capez, que coordenou o início dos trabalhos. “Fiz questão de participar desta cerimônia pelo imenso significado e importância que a Enfermagem tem dentro da sociedade. Ela é a mão amiga que se estende a quem está fragilizado, no momento de maior necessidade deste apoio. Por isso tem todo o meu reconhecimento”, destacou Capez.

O auditório Franco Montoro ficou lotado durante a cerimônia organizada pelo COREN-SP

O vice-governador Márcio França destacou as lutas da Enfermagem e falou dos desafios da gestão pública. “A força de vocês está na união da categoria. Sabemos da importância da aprovação do projeto das 30 horas, porque é notória a sobrecarga dos profissionais.”, ressaltou.  Já o secretário David Uip destacou o crescimento profissional da Enfermagem e a representatividade da categoria. “A Enfermagem é uma grande aliada dos médicos e fundamentalmente dos pacientes. A profissão teve uma grande expansão. Hoje temos enfermeiros gestores, a frente de secretarias de Saúde, de instituições hospitalares. São profissionais que merecem crédito e respeito”, salientou.

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e a deputada federal Carmen Zanotto

A presidente do COREN-SP apresentou dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A pesquisa abrange um universo de 3,5 milhões de trabalhadores, sendo 1,6 milhão enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Destes, 450 mil estão no estado de São Paulo. “Somos muitos e temos que participar cada vez mais das conferências nos municípios, nos estados e no âmbito nacional. Temos a competência técnica e precisamos sair da invisibilidade social e política que nos encontramos”, recomendou.

“A Enfermagem é a mão amiga que se estende a quem está fragilizado, no momento de maior necessidade”, destacou o presidente da Alesp, Fernando Capez

Conferencista da noite, a deputada federal Carmen Zanotto defendeu um maior financiamento para o Sistema Único de Saúde, na opinião dela, ponto crucial inclusive para a implementação das 30 horas. “Queremos um sistema universal mas não temos os recursos financeiros para fazer frente a esse sistema. A Saúde é a maior preocupação da população brasileira e um dos nossos maiores desafios quando se fala de políticas públicas. As três esferas de governo precisam se responsabilizar pelas ações e pelas políticas implementadas”, pontuou a deputada.

Homenagens
Um momento que emocionou a todos foi a homenagem do COREN-SP às profissionais de Enfermagem da capital com o registro mais antigo e histórico exemplar. A enfermeira Maria de Lourdes Sylvestre Mahal e a auxiliar de Enfermagem Maria Helena da Silva foram aplaudidas de pé pelos presentes.

Enfermeira Maria de Lourdes e Auxiliar de Enfermagem Maria Helena recebem placas de homenagem das mãos da presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e do vice-governador de São Paulo, Márcio França

Como posso ajudar?