Palestra destaca os benefícios da amamentação e o papel da enfermagem na redução da mortalidade infantil

O Coren-SP Educação promoveu nesta quinta-feira, 7, a palestra “Amamentação: Um ganho para toda a vida”. Ministrada pela Drª Kelly P. Coca, docente da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP, Enfermeira Obstetra e consultora em Aleitamento Materno, a atividade abordou os benefícios da amamentação, o papel do profissional de enfermagem neste processo e a relação da prática com os Objetivos do Milênio.

Na ocasião, Kelly ressaltou que o impacto do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil, um dos oito “Objetivos do Milênio”, é notório. “Com o avanço dos programas de incentivo à amamentação, somado a outras medidas, a mortalidade na infância caiu de 69,1 % em 1980 para 16,7% em 2010”, pontuou.

Drª Kelly P. Coca explica aos profissionais sobre a importância da amamentação

O papel do enfermeiro é crucial, uma vez que ele atua junto à gestante e, posteriormente, mãe. Na maioria dos casos, a mulher, inexperiente, despreparada e insegura, encontra no profissional a fonte de informação necessária, bem como de acolhimento e atenção.

A docente destacou ainda, “tão importante quanto os procedimentos cirúrgicos e outras interferências, a orientação e acompanhamento prestados à mulher são partes fundamentais no quadro de mortalidade que se busca reverter”.

Enfermagem expõe suas dúvidas sobre o tema

Para a gestante Izabel Cristina Garcia, que atua como auxiliar e técnica de enfermagem na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a palestra foi uma oportunidade de obter conhecimentos técnicos e científicos que a capacitam para oferecer um atendimento de melhor qualidade. “Hoje obtive esclarecimentos sobre a amamentação que me serão úteis como mãe e profissional”, acrescentou.

Embora não haja formação específica sobre aleitamento materno, Kelly recomenda ao profissional que busque em cursos, palestras e outras atividades, as informações necessárias para melhor orientar as gestantes e mães, assim como para estar ciente de seu papel no combate à mortalidade infantil.

Objetivos do Milênio

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; qualidade de vida e meio ambiente e, por fim, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Como posso ajudar?